Livro Guia Prático de Musculação

Capa

N

Conteúdo acessível para todos

De iniciantes a profissionais da área.

N

Mais resultados, sem modismos

Evidências científicas e experiência de mais de 60 anos.

N

Diversos programas de treinos

Treinos especiais para necessidades especiais.

A internet hoje está repleta de informações sobre treinamento físico, hipertrofia, dietas e assuntos relacionados. O problema é que muitas propostas especulativas de treinamento físico, ganham repercussão por força da mídia, sendo alardeadas como revolucionárias… quando não passam de hipóteses.

A verdade é que há uma necessidade de sempre apresentar novidades, novos métodos de treinos e dietas em publicações de musculação e sites especializados no assunto. Mas o que se apresenta como novo, de fato não o é.

Por outro lado, muitos tornam-se especialistas em assuntos técnicos, que têm o seu mérito e preciosidade no campo do estudo, já que estamos lidando com a saúde da comunidade, e em hipótese alguma pode ser feito por qualquer pessoa e de qualquer maneira. Mas uma coisa temos que admitir, os praticantes de musculação não estão muito interessados em saber sobre a ciência por trás do exercício, nem assuntos exageradamente técnicos. As pessoas na academia querem resultado, querem transformar o corpo rápido, ponto.

E se você não é estudante da área, mas um entusiasta e praticante fervoroso de musculação, saiba que na prática você precisa reunir as informações corretas para ter um bom resultado no treinamento físico. E esse conhecimento é uma pequena parcela de tudo que você provavelmente já leu na internet. É essa pequena parcela que realmente funciona, e necessária para construir o corpo.

E para te ajudar a manter o foco e dominar o que é mais importante, o Prof. Eugênio Koprowski, juntamente com o Prof. Hamilca Mater, escreveram o livro Guia Prático de Musculação para a revista Musculação & Fitness.

Esse livro vai te ajudar a tirar o máximo de resultado em treinamentos físicos, com o menor conhecimento já reunido, cientificamente comprovado, testado ao longo das décadas, e principalmente: um material muito PRÁTICO.

Este trabalho tem suas origens nas apostilas de treinamento dos cursos técnicos de musculação, realizados pelas entidades diretivas do Culturismo Nacional, durante várias décadas, e que contribuíram decisivamente com o conhecimento técnico de milhares dos profissionais, que hoje atuam nas academias e centros de treinamento do Brasil e mesmo fora do nosso território.

Pessoas que realmente sabem como construir músculos e diminuir o percentual de gordura, em um período muito bem cronometrado!

Os temas foram abordados com uma linguagem técnica muito simplificada, com o objetivo de transmitir as bases do conhecimento de forma a serem facilmente compreendidas por todos, desde profissionais da área até os futuros praticantes.

Tudo que o Guia Prático de Musculação aborda está alicerçado em trabalhos científicos recentes, e também na observação técnica pela vivência na área da musculação e do treinamento físico em mais de 60 anos.

O livro não vai te encher com artigos científicos cansativos e de difícil compreensão. Porém, nessa obra não há espaço para hipóteses não estudadas, afirmações com base em experimentação individual, particularidades ou exceções.

Tudo foi limitado a fatos e evidências, para oferecer com seriedade uma ampla expectativa na busca e conquista de bons resultados no treinamento da musculação em todas as suas aplicações.

Autor: Prof. Eugênio Koprowski – Professor e coordenador dos cursos de musculação de diversas entidades diretivas do fisiculturismo nacional. Foi também professor de musculação aplicada na Faculdade de Educação Física da Universidade Federal do Paraná e do Curso de Especialização em Treinamento Resistido do Instituto Biodelta, da Escola de Educação Permanente do HCFMUSP. É treinador e preparador físico de atletas de lutas e musculação desde 1963. Campeão Rio–SP de musculação, treinador Bicampeão Mundial e Octadecacampeão Brasileiro. Presidente da Federação Paulista de Musculação, presidente da Confederação Brasileira IFBB- International Federation of BodyBuilding e fundador da NABBA – National Amateur BodyBuilding Association/Brasil. Diretor Editorial e articulista da Revista Musculação & Fitness, fundador e coordenador técnico da Academia Espartaco/SP, desde 1963.

Autor: Prof. Hamilcar Mater – Especialista em Direito Civil e Processo Civil pela UNIPAR, Laureado em Educação Física pela UNI/RN. Campeão Brasileiro do Norte Nordeste de Musculação com nove títulos estaduais, Campeão Brasileiro de Fisiculturismo em 2016 e professor de Judô Faixa Preta 2º Dan. Personal Trainer, ministra aulas de musculação nos cursos realizados pela M&F, especializando-se em Nutrição Esportiva e na área da musculação aplicada ao emagrecimento. É articulista da Revista Musculação & Fitness. Atualmente encaminha seu projeto de doutorado com pesquisas voltadas a musculação para bariátricos. Proprietário da empresa H3D – BodyAdvisors e Avaliações Físicas.

Autor: Prof. Hamilcar Mater – Especialista em Direito Civil e Processo Civil pela UNIPAR, Laureado em Educação Física pela UNI/RN. Campeão Brasileiro do Norte Nordeste de Musculação com nove títulos estaduais, Campeão Brasileiro de Fisiculturismo em 2016 e professor de Judô Faixa Preta 2º Dan. Personal Trainer, ministra aulas de musculação nos cursos realizados pela M&F, especializando-se em Nutrição Esportiva e na área da musculação aplicada ao emagrecimento. É articulista da Revista Musculação & Fitness. Atualmente encaminha seu projeto de doutorado com pesquisas voltadas a musculação para bariátricos. Proprietário da empresa H3D – BodyAdvisors e Avaliações Físicas.

Veja o que você vai encontrar no livro

Capítulo 1 – Carta de Músculos Voluntários e Suas Funções

Nesse capítulo você vai encontrar uma tabela com todos os músculos voluntários da frente e das costas, com as respectivas ações motoras dos músculos. Com isso em mãos, será uma excelente referencia para você consultar rápido e saber exatamente qual músculo está sendo trabalhando no exercício.

Capítulo 2 – Termos Técnicos em Musculação

Você não precisa memorizar os milhares termos técnicos da ciência e fisiologia do exercício. Você precisa saber o mínimo necessário para se comunicar com mais clareza, transmitir as informações corretas e entender a grande maioria do material disponível. Então nesse capítulo você encontra um glossário de apenas 21 termos técnicos utilizados em musculação. E temos certeza de uma coisa: alguns desses termos você já sabe e utiliza. Basta ler esse capítulo para saber se está empregando a definição corretamente, e entender outros termos que talvez você não saiba.

Capítulo 3 – Princípios Básicos e Fatores do Treinamento

Para planejar uma Programação de Exercícios é necessário considerar alguns princípios básicos do treinamento: Objetivo, Sobrecarga, Intensidade e Volume. Cada um desses pontos foi abordado de forma suscita, para que você entenda a sua importância e seja os primeiros pontos a serem considerados no planejamento de um treino.

Capítulo 4 – Grupos Especiais, Cuidados Especiais

Os exercícios para musculação podem ser realizados e adaptados para qualquer pessoa, não importando idade, sexo ou condição física. Nesse capitulo você vai conhecer os principais grupos especiais, e entender que é possível a prática de exercícios para casos em que muitas pessoas pensam erroneamente ser prejudicial. Também vai saber alguns cuidados especiais que devem ser tomados.

Capítulo 5 – Força & Hipertrofia

Entendendo o básico sobre o aumento da massa muscular, e executando corretamente os exercícios, você alcança uma ação combinada de outros grupos musculares. Nesse capítulo é apresentado exercícios básicos, variantes e complementares mais utilizados, sem a necessidade de fazer vários tipos de exercícios para o mesmo grupo muscular.

Capítulo 6 – Programas de Treinamento para Volume Muscular

Nessa parte do livro você encontra uma programação mínima para aqueles que têm dificuldade em aumentar a massa muscular, bem como para quem dispõe de pouco tempo para treinar. O que é apresentado funciona para a grande maioria das pessoas. E a partir dessa programação mínima você poderá  adaptar e trocar os exercícios, realizar mais ou menos sessões, de acordo com o interesse e necessidade.

Capítulo 7 – Programando o Treinamento

Existem muitos métodos e sistemas de treino. E qualquer método de treinamento produz efeitos positivos, desde que tudo seja adequado à capacidade de cada pessoa. Porém existem profissionais da área que utilizam de ma fé, por desconhecimento das pessoas, que parecem lucrar para criar algo complicado e sem fundamento. Nesse capitulo você vai aprender, através de exemplos práticos, a montar programas de treino específicos para indivíduos normais, obesos, muito magros, atletas avançados e outros casos.

Capítulo 8 – A Musculação Aplicada aos Esportes

Os exercícios de musculação têm um grande valor para as atividades esportivas, quando aplicados corretamente. Todo competidor sério, qualquer que seja o esporte, reconhece a importância dos exercícios com pesos no aprimoramento do seu desempenho. Nesse capitulo você vai aprender os pontos que devem ser observados, para realizar um programa de treinamento aplicado a modalidade do atleta. Confira também ressalvas muito importantes que precisam ser consideradas.

Capítulo 9 – Técnicas e Princípios Básicos de Treinamento

Em musculação não existem segredos. Quanto maior o tempo de prática, melhor conhecemos nosso organismo, seus mecanismos e reações, tornando tudo muito simples. O foco desse capítulo será a musculação máxima, mas sem complicações. É abordado de maneira objetiva, alguns dos princípios e sistemas mais populares para obter a musculação máxima, passando por Séries Simples, Superséries, Treinamento em Circuito e outras técnicas que podem ser aplicadas para praticantes avançados e atletas de musculação.

Capítulo 10 – Musculação & Emagrecimento

Grande parte dos praticantes de musculação desejam mudar a sua composição corporal, com aumento da massa magra e diminuição do percentual de gordura. Nesse sentido, a musculação é considerada a melhor ferramenta para emagrecimento e aumento da massa muscular. Nesse capitulo você vai ler uma ótima abordagem sobre o que a ciência vem confirmando através de vários estudos, sobre utilizar a musculação em programas para emagrecimento. Você também vai encontrar algumas formas de mensurar a obesidade.

Capítulo 11 – Afinal, Em Que Você Acredita?

De um modo geral, todos se beneficiam em termos de saúde e condicionamento físico.  E nessa parte final do livro é tratado aspectos de promoção de saúde. São abordados fatores genéticos, o treino adequado, nutrição, repouso, drogas anabolizantes e importantes questionamentos sobre como é feito cada treino objetivando resultados distintos.

Aqui que você entra em cena para desmistificar todo modismo da mídia, e ajuda a promover a saúde na sua comunidade com base em evidências e do jeito certo. Leia o livro, estude os seus princípios, adapte programas de treino específicos, e você estará entre os praticantes de musculação que conseguem ter resultados extraordinários e cronometrados.

Tudo o que você precisa fazer agora é clicar no botão de compra abaixo, para fazer o seu pedido. Você receberá pelos Correios o livro Guia Prático de Musculação.

Garanta seu exemplar agora!

Por apenas R$25