“Como vai, professor Eugênio? Tenho 44 anos e pratico musculação há um ano. Minha vontade é ter um físico bem definido, mas todos falam que, com minha idade, é impossível alcançar o nível que quero. O duro de tudo isso é que trabalho quase 10 h por dia e o tempo de treino é muito pouco. Minha altura é 1,89 m, peso 105 kg, tenho barriga, mas pernas e braços são magros. Meu sonho é ter um físico parecido com o do Mariuz Pudzianowski… que tipo de treinamento preciso fazer para ficar parecido com ele? Ou será que é como meu colega de academia falou: “você tem que nascer de novo!” – Henrique

 

Resposta: Prof. Eugênio Koprowski
Prof. Eugenio KoprowskiQuem não gostaria de ter o físico, a força e a habilidade de um fenômeno como o Pudzianowski, hein?

Impossível, talvez, nem tanto em função da idade, mas porque são muito raros os indivíduos com tal potencial genético. Não é necessário treinar horas, nem mesmo diariamente: podem ser quatro a seis sessões por semana, com duração entre 40 minutos a uma hora, quando muito. Se aliado a uma boa alimentação/suplementação e repouso adequado, os resultados virão com certeza. Até onde, só o tempo e a sua dedicação dirão.

Mariusz Pudzianowski

Mariusz Pudzianowski

O leitor Edson Rodrigues comenta: Ele tem um físico muito definido pra ser um campeão de strongman, lembra mais um bodybuilder do que um powerlifter! Pudzianowski tem 1,86 m de altura e pesa 142 kg. Recordes pessoais (até 2010):  Agachamento ̶ 380 kg; Supino ̶ 290 kg; Levantamento terra  ̶ 415 kg

RESPOSTA Prof. Eugênio Koprowski: Verdade, ele é um fenômeno sem dúvida, mas existem muitos campeões powerlifters musculosos hoje, prova de que não precisa ser gordo para ser forte, não é?

Além de 5 x campeão mundial de strongman, ele pratica lutas, natação e dança. Aliás, dizem que agora anda estraçalhando no MMA. Já viu o treino dele? É de bodybuilder, só que com cargas muito grandes. No café da manhã come 10 ovos inteiros com bacon….

Edson Rodrigues: Ovos tudo bem, mas bacon é um veneno, apesar de que Pudzianowski queima tudo, com tanta atividade que pratica. Só não entendendo como vai ser um lutador usando cargas tensionais em seus treinos, algo fora do comum (o pessoal do MMA usa circuito funcional, mesmo sabendo que esse método não funciona pra todos).

RESPOSTA Prof. Eugênio Koprowski: Bacon não é veneno, só para quem faz dieta restritiva, tem problemas de saúde, ou aversão à carne suína. Um campeão Strongman é um atleta completo, já que, para as provas, é necessário o desenvolvimento de várias qualidades funcionais (entre elas, flexibilidade, explosão, resistência anaeróbia, velocidade), além de grande força. E tudo isso se consegue fazendo musculação pesada, intensa. “Funcional” é ferro, é levantamento de peso livre!

Prefira os exercícios livres e básicos, para os grandes grupos musculares, como agachamento para coxas, supino para o peito e levantamento terra e remada, para as costas.