“Mestre Eugênio Koprowski,

Qual a diferença entre o Stiff e o “Good Morning”, em relação à musculatura exigida? No Stiff, ao se erguer a cabeça quando se está com o tronco declinado, se desfaz a posição anatômica da coluna?” – Dirceu

 

Resposta: Prof. Eugênio Koprowski
Prof. Eugenio KoprowskiO levantamento Terra, realizado sem fletir os joelhos (Stiff), solicita glúteos, isquiotibiais e eretores da coluna, havendo também a participação do Trapézio, rombóides, redondos e Latíssimo do dorso. Se o movimento for realizado somente até a altura dos joelhos, a ênfase será maior sobre os posteriores da coxa e glúteos. Devendo-se considerar que os músculos do “core” também são solicitados pela contração intra abdominal que faz a proteção da  coluna lombar.

Cuidados: Não é recomendado arredondar o dorso durante o movimento, e na fase final, momento de maior esforço, deverá haver uma breve apnéia, para proteção das estruturas.

O “Good Morning” (Bom Dia Japonês), é uma flexão do tronco que também solicita fortemente os glúteos, posteriores da coxa e eretores da coluna. Este exercício igualmente solicita os abdominais pela compressão intra abdominal que é acionada para a proteção da coluna lombar. Os mesmos cuidados com o Stiff devem ser observados neste exercício. Há duas formas de colocação da barra, mais acima, na parte superior do trapézio e mais ao meio das costas.

Ambos exercícios podem compor uma programação para treinamento da parte posterior da coxa, notadamente os flexores dos joelhos e glúteos, que são submetidos a grande alongamento.Normalmente seleciona-se um deles, o Stiff, por ser mais seguro.O “Good Morning”, requer mais experiência e melhor condicionamento.A diferença básica entre eles está apenas na posição da barra, segura à gente do corpo ou apoiada nas costas.

Abração