“Olá,
Uma vez comecei a tomar um termogênico e fiquei com o coração acelerado,ai parei, fiquei com medo,mais uns colegas falaram que é normal,então vou começar a tomar de novo ,ai eu gostaria de saber o seguinte, malho a noite e diz que tem que ser tomado de 30 a 40 minutos antes do trino,mais acho muito perto da hora de dormi ,posso tomar ja na parte da manhã?faz efeito tbm? Obrigada!” – Renatta

 

Resposta: Prof. Eugênio Koprowski
Prof. Eugenio KoprowskiOlá Renatta

Os suplementos termogênicos , estão em moda. Eles aumentam a temperatura do corpo pela estimulação do sistema nervoso central, cardiovascular e respiratório, acelerando o metabolismo e portanto ajudando na queima de gordura. Nada que a musculação também não faça em função do aumento da massa magra que mantém o metabolismo acelerado mesmo em repouso pelo efeito EPOC.

Existem sim efeitos colaterais no uso destes suplementos, sendo contra indicados em muitos casos, por aumentarem a possibilidade de arritmias cardíacas, risco de AVC e infarto. Também podem provocar variações no humor, insônia, tremores, secura na boca, etc., caso sinta algum destes sintomas evite usar.

Em função dos riscos à saúde, há uma forte tendência entre as agências de controle de drogas em todo o mundo, no sentido de proibir a venda de vários tipos de suplementos termogênicos, cuja lista aumenta a cada ano.

Caso não se sinta bem com o uso de suplementos ergogênicos, sempre existe a possibilidade de utilizar alimentos e bebidas termogênicas naturais, por exemplo: Água gelada, alimentos ricos em Ômega 3, cafeína, chá de hibisco, óleo de coco, canela, chá verde, pimenta vermelha “dedo de moça”, gengibre, vinagre de maçã.

Abraços, Eugênio