“Quero parabenizar toda equipe da Musculação & Fitness, em especial ao Eugênio Koprowski. Comecei uma dieta com restrição calórica para redução do peso corporal, tudo elaborado por um nutricionista esportivo. Iniciei com 104kg e após seis meses atingi 92kg. Mantive boa parte das minhas medidas, principalmente nos braços e membros inferiores. Foram 12 quilos a menos somente com musculação, nada de exercício aeróbico.
Minha dúvida: O exercício aeróbico vai contribuir para perder um pouco mais de gordura corporal, principalmente na região abdominal? Qual seria a frequência semanal e tempo de duração?
– Francis.




Resposta: Prof. Eugênio Koprowski
Prof. Eugenio KoprowskiAgradeço em nome de todos a sua consideração ao nosso trabalho.

Parabéns! A perda de peso lenta e contínua realmente traz estes resultados quando a dieta é combinada com musculação.

Houve época, por falta de estudos, que se acreditava que somente os exercícios aeróbios emagreciam. Depois, recomendava-se a combinação de ambos, musculação e aeróbios. Hoje sabemos que qualquer exercício emagrece, mas tem que haver a participação efetiva da dieta alimentar.

Os aeróbicos provocam queima de gordura durante a atividade e a musculação após, quando o organismo tenta se recuperar do desgaste. Porém, vários estudos documentam que a musculação é mais eficiente na perda de gordura em médio e longo prazo, por estimular o aumento da massa muscular, fazendo com que o metabolismo de repouso (basal) fique mais acelerado, o que não ocorre com a atividade aeróbica, que tende a reduzir ou pelo menos impedir o aumento da massa muscular.

Você pode incluir exercícios aeróbios, algo em torno de 30 minutos, três ou quatro vezes na semana, após o treino de musculação ou nos dias livres. Mas, por outro lado, o processo de perda de gordura continua a ocorrer se continuar fazendo apenas musculação aliada a dieta. Veja mais em www.treinamentoressitido.com.br.

Abração,
Eugênio Koprowski

Manual Full Body Training