“Você conhece alguma série de exercícios específica para musculação do pescoço? Acho o meu pescoço fino, comprido e projetado para frente. Gostaria muito de erguê-lo e engrossá-lo, dando uma aparência mais viril e melhorando a postura. Isso é possível de ser feito com pesos” – Fabio M. 

 

Resposta: Prof. Eugênio Koprowski
Prof. Eugenio KoprowskiOlá, Fabiano,

No treinamento de musculação tradicional o abdome, antebraços, pescoço, lombares, trapézio etc. são trabalhados em conjunto com os músculos agonistas de forma sinérgica, estabilizadora ou moduladora, por esta razão muitas vezes dispensam trabalho direto. Mas quando existe uma deficiência nestes grupos, ou no caso de atletas que se especializam, se fazem necessários exercícios diretos para que se consiga boa proporção, força e volume.

Os músculos do pescoço são bem potentes e resistentes e com exercícios específicos de musculação é possível agregar volume a estes músculos. Existem aparelhos próprios para fazer as flexões e extensões do pescoço, também capacetes onde se pode prender uma anilha para aumentar a resistência. Pode-se também improvisar e ter bons resultados com um parceiro, por exemplo:

Deite-se de costas num banco longo com a cabeça fora do banco, o parceiro fará uma leve pressão sobre a testa enquanto você faz as flexões de pescoço. Depois vire de costas, também com a cabeça fora do banco, faça as extensões de pescoço com o parceiro fazendo pressão sobre a parte posterior da sua cabeça. É possível realizar os mesmos movimentos em pé ou sentado com o uso de uma toalha e o auxílio de um parceiro. Inicie com uma ou duas séries de cada movimento para 10 a 15 repetições, depois progrida para 3 ou 4 séries para dois treinos semanais. Se quiser, finalize com algumas elevações de ombros, já que as extensões de pescoço também atuam sobre o trapézio.

Eugênio Koprowski