“Eu gostaria de saber um pouco sobre o uso de faixas no joelho em exercícios com leg e agachamento. Faço 120 kg no agachamento e 300 kg de leg e nas últimas séries, até a falha, eu preciso usar? Se já ouviram falar do suplemento Growth Flex poderiam me informar?” – Mateus

 

Resposta – Prof. Eugênio Koprowski
Prof. Eugenio KoprowskiO uso de faixas elásticas nos joelhos é recomendado em alguns períodos do treinamento com cargas elevadas, mas apenas nas duas ou três últimas séries. A faixa protege a região e permite o uso de maior carga, entretanto, poderá impedir o efetivo fortalecimento das articulações, tendões e ligamentos, razão pela qual se recomenda algumas séries mais leves sem o uso da faixa. Quando existe alguma lesão leve no joelho costuma‑se usar a faixa, mas nesse caso isso não é aconselhável, pois na presença de lesão deve‑se reduzir a carga, ou utilizar isometria, conforme o caso.

Growth Flex é um produto em moda para crescimento estatural mesmo em adultos, que deve vender muito. Não confio nem acredito nessa possibilidade. Consulte um especialista. Encaminho à Dra. Érica Zago solicitando sua opinião.

Resposta – Dra. Érica Zago
Dra. Erica ZagoTambém não confio no produto, especialmente porque sabemos que existem poucas evidências para acreditar no crescimento, ou aumento de estatura, depois que termina o período de crescimento. Os adultos devem aceitar sua estatura e ajudar seus filhos, estimulando atividade física e dieta adequada e, se necessário, o uso de medicação sob orientação médica, tudo isso enquanto ainda estão em fase de crescimento.