“É possível eu ganhar cinco centímetros de coxa em quatro meses? Tenho genética boa, malho todos os dias durante uma hora (nível avançado).” – Lilliany N.

 

Resposta: Prof. Eugênio Koprowski
Prof. Eugenio KoprowskiDifícil dizer. Possível é, mas não se pode ter certeza, depende de inúmeros fatores. “Malhar todos os dias por uma hora em nível avançado” já é um entrave para o aumento da massa muscular, pela simples razão de que o crescimento dos músculos se dá no repouso, não na academia, malhando.

Em primeiro lugar, evite exercícios “aeróbios”, apenas faça musculação ‑ e não todos os dias. Para a coxa, faça agachamentos completos com barra livre, 4 séries entre 12 a 8 reps com o máximo peso possível para fazer o movimento correto. Acrescente o Leg Press, também 4 x 12 ‑ 08 e o Stiff, igualmente 4 séries entre 12 ‑ 08 reps. Termine o treino desse dia com algumas séries para panturrilhas e abdominais, total do treino 30/40 minutos. Descanse um dia ou dois e treine a parte superior do corpo.

Descanse mais uns dois dias e volte a malhar a coxa. Este é apenas um exemplo.

Nova mensagem: Deixei minha primeira mensagem incompleta, eu não malho exatamente todos os dias e sim, de segunda a sexta, as séries A, B, C, D e E. Não malho todos os dias o mesmo músculo e mesmo assim, é bom malhar de segunda a sexta?

Resposta: Prof. Eugênio Koprowski – Depende. Esperam‑se resultados positivos até com um ou dois treinos completos por semana, bem como com treinos diários, por vezes até com dois treinos/dia. Mas este não é o fator principal do resultado positivo, onde mais raramente é melhor.

Depende do seu limiar anabólico, ou seja, o limite do volume de treinamento que o seu organismo suporta sem entrar em catabolismo (overtrainning).

Normalmente, por questões hormonais, a mulher suporta menos volume e intensidade de treino do que o homem. Talvez você possa treinar todos os dias, uma vez por semana cada grupo muscular, sem entrar em catabolismo. Vai depender da sua genética, do volume (tempo) de cada sessão de treino, da boa alimentação, suplementação e repouso.

Experimente treinar pouco e vá aumentando gradativamente, até sentir que está no seu limite. Cada pessoa tem o seu limite individual.