“Sou aluna do Curso Técnico, fiz o primeiro módulo e achei maravilhoso. Minha dúvida gira em torno da minha atual condição e portanto, busco o auxilio de alguém que me esclareça de forma sigilosa e profissional…

Tenho 30 anos, 1,67 m, peso 90 kg e estou emagrecendo. Desde que comecei a praticar musculação perdi 20 kg, ganhei massa magra e mais um monte de benefícios, porem tenho um problema genético de hipertensão. Quando medi estava alta e a médica receitou medicamentos, mas amo a musculação e não tenho mais dores de cabeça frequentes como antes, nem palpitações. Porém me disseram que tenho que parar de treinar por causa da pressão alta!

Como parar, se a musculação me auxiliou tanto? Treino avançado, um dia peito e costas, outro dia perna completa, no outro bíceps, tríceps e ombro. Tomo monster black e óleo de cartamo, minha alimentação é muito regrada, sem sal, mas tenho essa dúvida: treino certo? Devo parar? E a suplementação?” – Karin

 

Resposta: Dr. José Maria Santarém
José Maria SantarémOlá, para tratar a hipertensão você precisa de três coisas: 1) remédios; 2) emagrecer; 3) praticar exercícios. A musculação é tão útil como qualquer outro exercício e talvez, melhor. Mas essas questões ainda estão em estudos.

Durante o treino com pesos a pressão sobe, mas isso é normal e não é perigoso SE A SUA PRESSÃO DE REPOUSO ESTIVER CONTROLADA COM REMÉDIOS. Fique tranquila, treine, emagreça e mantenha a pressão normal com remédios. Boa sorte..