“Gostaria de uma dica sobre alimentação. Tenho 18 anos, 1,77m de altura e 72 kg, qual seria uma refeição ideal? Comer muito? Muito o quê? Eu trabalho das 7 às 17 e almoço às 12:00, como não ficar tanto tempo sem comer? E café da manhã, o que vocês me indicariam? – Murilo Pereira

 

Resposta: Dra. Erica Zago

Dra. Erica ZagoQualquer sugestão que eu lhe desse poderia caracterizar leviandade, porque estaria negando suas necessidades nutricionais, seus hábitos e preferências alimentares etc.

Posso dizer que o mais importante para que você ganhe massa muscular é ingerir aquilo que seu organismo precisa para suprir suas necessidades e, ainda, fornecer substratos para a síntese proteica. É importante que você ingira alimentos de todos os grupos alimentares em todas as suas refeições. É imprescindível comer várias vezes ao dia (por exemplo, de 3 em 3 horas).

Pode ser difícil ingerir a quantidade necessária de proteína no desjejum, a partir de alimentos. A menos que você coma muito queijo branco light, claras de ovos, leite desnatado… ou uma dose de Whey Protein, por exemplo. Como fontes de carboidratos, podem ser pães integrais, aveia, frutas…

Nos intervalos, se não tiver a possibilidade de comer um sanduíche, por exemplo, pode usar os hipercalóricos, que fornecem todos os nutrientes necessários: carboidratos, proteínas, vitaminas, minerais e fibras.

Outra sugestão são os aminoácidos líquidos, que não requerem preparo. Mas se você tem realmente muitas dúvidas em relação à escolha dos MUSCULAÇÃO & FITNESS 43 alimentos e à quantidade, sugiro que procure um nutricionista. É insubstituível a prescrição de uma dieta adequada às suas próprias necessidades.