“Oi Sr Eugenio, Dr Santarém e demais especialistas dessa grande revista! Recentemente ajudei na mudança de um amigo, e senti muito a região lombar. Eu treino regularmente, 3x na semana, mas posteriores só faço na mesa. Não faço stiff, nem levantamento terra, nada que realmente trabalhe a região lombar. Agachamento muito pouco também, é mais no banco flexor. Pode ser esse um dos problemas? Não consegui sustentar peso por muito tempo, e incomodou muito chegado a ter que parar. Tem algum treino para fortalecer a região? Muito obrigado.” – Humberto

 

Resposta: Prof. Eugênio Koprowski
Prof. Eugenio KoprowskiOlá Humberto,

Considerando que mais de 80% da população mundial tem algum problema em relação  a “dores nas costas”, ou lombalgia, é de se supor que o sedentarismo, excesso de peso, maus hábitos de vida em geral e o envelhecimento, estejam estreitamente ligados ao processo.

O exercício de fortalecimento da região lombar tem sido muito indicado, com excelentes possibilidades de conduzir a grandes melhora no quadro, por vezes até a cura.

Experimente introduzir algum exercício para lombares, que seja confortável, mas desde que as dores mais agudas tenham sido superadas , por meio de repouso e medicação.

Os exercícios mais indicados são: Hiper extensões lombares, Levantamento Terra, Stiff, Extensões lombares em aparelho específico, “Bom dia”, etc.

Inicialmente faça o puxador alto pela frente, fazendo um movimento acentuado para trás, ao puxar a barra no peito (extensão lombar). Depois acrescente um dos exercícios sugeridos que seja confortável. Faça 3 séries de 10-15 repetições com cargas bem suaves inicialmente.Acrescente peso na medida que sentir mais força e segurança, mas nunca faça movimentos bruscos, rápidos ou balísticos.

Boa sorte.
Eugênio Koprowski