“Mestre Eugênio, sou grande fã do seu trabalho, do seu conhecimento e também da sua humildade.
Fiquei muito tempo sem treinar, sou ectomorfo, braços e pernas finas, MAS com uma cintura saliente que insiste em não diminuir.
Tenho 1,74 e 71kgs o que parece bom, mas minha cintura já chegou a 90 cm.
Enfim quero voltar a treinar e lendo a matéria que o Hamilcar fez sobre dieta off e pré me surgiu uma grande dúvida; já que quero começar direito e ter resultados bons.
Sendo magrinho e barrigudo como inicio meu trabalho de treinamento e alimentação?
Deus Abençoe o Senhor e a Sua Família.
Muito Obrigado.” – Marcelo.




Resposta: Prof. Eugênio Koprowski
Prof. Eugenio KoprowskiOlá Marcelo,
Agradeço a sua consideração.

Esta é mesmo uma característica dos ectomorfos, notadamente depois de certa idade, quando começa a ocorrer a perda de massa muscular com a consequente desaceleração do metabolismo.
O principal responsável é o sedentarismo, e o melhor exercício para sanar o problema é a musculação. Em alguma situações nem há necessidade de dieta específica, mas um controle alimentar sempre é interessante pelo aspecto da saúde e melhor desempenho.

Treine inicialmente três vezes por semana o corpo todo (Full Body Training – manual gratuito abaixo), com sessões por volta de 30 a 40 minutos. Utilize pesos que permitam entre 8 a 12 repetições e intervalos entre as séries em torno de um minuto.

Inicialmente apenas coma normalmente, depois aos poucos vá acertando a sua dieta de acordo com os resultados.

Bons treinos,
Eugênio

Manual Full Body Training