“Mendinho, parabéns pelos seus artigos na JMF, são uma bússola no oceano. Gostaria de obter algumas informações suas: tenho 1,70 m de altura e 53 kg. Realizei vários exames clínicos, tudo normal. Estou com uma nutricionista me acompanhando. Então, que exercícios e quantas repetições são necessárias para, numa academia, eu ganhar massa muscular e hipertrofia? Muay Thay é melhor do que a musculação? Caso esteja fazendo alguma coisa errada, me corrija, estou com muitas dúvidas.” – João Vitor

 

Resposta: Prof. Eumenes de Souza Jr., o Mendinho
Prof. Eumenes de Souza Jr. (Mendinho)Primeiramente, você está agindo de forma correta em procurar uma profissional da área Nutricional para orientá‑lo em relação a sua alimentação, bem como a realização de exames clínicos para checar sua saúde. Você não informou se treina Muay Thai e Musculação.

Embora sejam atividades intensas, existem algumas diferenças, tanto na cadeia motora quanto na metabólica, ou seja, cada atividade tem seu objetivo. Se você está iniciando nos exercícios resistidos (musculação), eu lhe aconselho que faça os exercícios básicos para os grandes grupos musculares, com volume médio de 8 ‑ 12 séries por treino. Porem, o mais indicado seria você treinar com acompanhamento de um profissional habilitado a lhe fornecer uma programação segura nos exercícios de musculação.