“1) Tenho uma aluna com escoliose na altura da torácica, eu pesquisando encontrei um artigo que fala que extensão da lombar com o corpo inclinado e excelente para escoliose, fazendo como sempre o senhor passa conforto, e muitos exercícios também podem ser passados desde que não prejudique a escoliose. A mesma faz fisioterapia, e a fisioterapeuta proibiu o citado exercício dizendo que em hipótese alguma pode ser feito. 2) Idem uma aluna com tendinite da na parte lateral entre os cotovelo e o ombro no bíceps, e medica proibiu todos os exercícios de braço. 3) Idem com Arritmia, o segundo medico proibiu o treinamento resistido dizendo jamais pode ser feito, e sim algumas vezes caminhar, neste item a primeira medica disse que poderia continuar fazendo o treinamento resistido sim sem problemas. Espero poder contar com sua orientação outra vez, pois não e fácil quando o medico, ou fisioterapeuta passa uma informação, nós educadores passando informação descrita em relatos científicos muitas vezes os alunos não acreditam na informação, pois e cultura já ouvi médicos e fisioterapeutas. Sendo assim espero uma resposta para mostrar aos alunos da minha academia. Muito obrigado outra vez poder contar com sua colaboração.” – Walmir

 

Resposta: Prof. Eugênio Koprowski
Prof. Eugenio KoprowskiOlá Walmir,

Estas opiniões de alguns profissionais da saúde, são baseados em posições pessoais, por vezes até interpretações incorretas  de artigos científicos, sem base em evidências, sejam técnicas ou oriundas de pesquisas. Em geral é desatualização mesmo.

Os exercícios realizados de forma confortável e com os devidos cuidados são sempre indicados. São extremamente raras as situações que contra-indicam a musculação, e quando isso acontece, qualquer outro exercício terá que ser evitado ou impossível de ser realizado.

Para se contrapor com dados científicos à estes profissionais e orientar melhor os seus clientes, sugiro que faça uma busca no site www.treinamentoresistido.com.br  clique em Textos Básicos inicialmente e depois leia Artigos Científicos. São resumos de diversos trabalhos científicos com ampla referência bibliográfica, portanto inquestionáveis, salvo se novos estudos obtiverem evidências discordantes, o que não acontece, pelo contrário, cada vez mais os estudos e mesmo as evidências técnicas indicam a musculação como a melhor atividade também para a terapia em geral.

Abaixo um pequeno texto introdutório, que por si só já fecha a questão:

APLICAÇÕES TERAPÊUTICAS
Com base nas evidências disponíveis, e com nossa experiência pessoal, podemos afirmar que os exercícios resistidos podem ser considerados exercícios terapêuticos ideais, mesmo para pessoas muito debilitadas e com muitas co-morbidades. Isto se deve basicamente à sua eficiência e segurança, em todas as situações. Os objetivos básicos dos programas são estimular a integridade anatômica das estruturas do aparelho locomotor e incrementar a sua função. Efeitos semelhantes são obtidos no sistema cardiovascular, no âmbito da saúde e da aptidão para os esforços da vida diária. (Prof.Dr.José Maria Santarém (Fac.Medicina/USP)