“Pratiquei musculação por muitos anos e, quando fazia agachamento e stiff, sentia muita dor. Tive que fazer uma cirurgia de hérnia de disco há 10 meses. Hoje, sinto uma dormência na perna esquerda e não posso usar salto, porque não tenho equilíbrio. Meu médico disse que não posso mais fazer musculação, estou proibida de pegar peso. Estou praticando Pilates. Gostaria de saber se a prática de musculação depois dessa cirurgia fica proibida. Obrigada.” – Virginia

 

Resposta: Prof. Eugênio Koprowski
Prof. Eugenio KoprowskiÉ bem provável que o seu médico esteja pouco informado sobre a musculação, ou melhor, sobre os benefícios do treinamento resistido para a saúde e qualidade de vida.

Se você pode fazer Pilates, mais ainda poderá fazer a Musculação ‑ pois esta, mais que o Pilates, tem a possibilidade de ser orientada e adequada a cada pessoa, considerando as suas limitações atuais.

A sequela apresentada (hérnia discal) com certeza não foi decorrente da musculação, mas pode ter causas hereditárias, degeneração dos tecidos, ou conseqüência de acidentes.

A Musculação bem orientada é exatamente a melhor terapia para estes problemas da coluna lombar, por fortalecer a musculatura como um todo e, mais especificamente, os eretores da coluna.

Portanto, procure uma boa academia e faça fortalecimento muscular. É claro que deve iniciar com o devido cuidado e cautelas que o seu estado requer. Depois, à medida que se fortaleça a musculatura, aumente os pesos e a amplitude dos movimentos.

Não faça inicialmente exercícios de agachamento, stiff,  remadas curvadas, levantamento terra ou qualquer outro em que sinta dor ou grande desconforto.

Qualquer dúvida, acesse (ou peça para seu médico cessar):  www.biodelta.com.br ‑ clique em “Textos” e depois em “Texto para Profissionais” com Referências Bibliográficas e leia “Aplicações Terapêuticas”.