“Recentemente entrei na academia de musculação, mas estava muito sedentário. Tenho 37 anos, tenho 1,84 de altura e estou pesando 75 kg. Na academia meu plano é de condicionamento físico. Por causa de minha falta de força e resistência tenho buscado fazer, sem sobrecarregar os músculos, algumas flexões e também algumas barras. Na barra tenho pouca força então apenas faço umas 10 repetições, com a pegada virada pro meu rosto, mas pra subir, sermpre dou um saltinho com os pés, descendo totalmente até o chão. As flexões, faço, as vezes, 2 x 15 ou 3 x 15, sempre tentando ver se os músculos estão sendo muito fadigados ou não. Tenho um Step, o qual faço 4 minutos antes de iniciar estes treinos.

Existe alguma contraindicação a este meu procedimento ainda que meu plano fosse de hipertrofia?
Um grande abraço!” – Moisés

 

Resposta: Prof. Eugênio Koprowski
Prof. Eugenio KoprowskiMoisés, a melhor maneira de conseguir bons resultados em termos de forma física e saúde é ingressar em uma academia e ter a orientação de um bom profissional.
Bons hábitos alimentares e repouso adequado somados aos exercícios bem dosados e regulares são uma combinação perfeita.

As elevações na barra fixa são ótimas para estimular todos os grupos musculares que atuam nos músculos flexores do corpo e pode-se também realizar elevações de pernas para os abdominais.

As flexões de solo “largatixas” são ótimas para estimular os músculos extensores. Mudando a posição das mãos pode-se concentrar mais esforço ao tríceps (fechado) ou mais aos peitorais e deltoides (mãos mais espaçadas). Para incrementar resistência, coloque os pés em uma cadeira ou banco e apoie as mãos em outros dois bancos ou cadeiras, assim você pode alongar mais os músculos oferecendo mais resistência. Mas sempre com cuidado.

Para as pernas os agachamentos tipo avanço ou Sisy são indicados além de elevações ou flexões plantares unilaterais para as panturrilhas.

Dessa forma você terá exercitado todos os músculos importantes.

Abração.
Eugênio Koprowski