“Prezado Professor Eugênio, bom dia! Meu nome é Fábio e admiro muito o trabalho e o conhecimento do Senhor! Sou praticamente de musculação há 20 anos, além de assíduo leitor da Musculação & Fitness. Professor, tenho alguns equipamentos em casa e eu minha esposa treinamos juntos, numa frequência de 3 vezes por semana e executando bastante exercícios básicos, além de exercícios numa estação de musculação. Descobrimos nesta semana que minha esposa está grávida. Qual cautela devemos adotar com relação aos exercícios, intensidade? Ela pode fazer Esteira? Pode fazer exercício básicos ou somente exercício isolado na estação de musculação? Até que período da gestação ela pode treinar? Muito obrigado pela oportunidade em esclarecer a dúvida! Um abraço e fica com Deus!” – Fabio

 

Resposta: Prof. Eugênio Koprowski
Prof. Eugenio KoprowskiOlá Fabio, agradeço a sua consideração.

A primeira providência é procurar o obstetra para saber se a gravidez está normal. Uma vez constatada a normalidade e sendo liberada para exercícios (lembrando que subir escadas, caminhar e realizar trabalhos domésticos em geral, é exercício), ela poderá treinar normalmente, naturalmente com alguns cuidados.

Não comprimir o ventre grávido, evitar exercícios muito extenuantes e cargas elevadas. Sempre que ela sentir desconforto, o exercício ou a posição e ângulo do mesmo, deve ser evitado. Embora importantes mudanças fisiológicas ocorram durante a gravidez, não há nenhum impeditivo para exercícios físicos, desde que tomados os cuidados acima relacionados.

Parabéns para a futura mamãe e ao papai!
Eugênio Koprowski