“Preciso de orientação! Tenho 31 anos, 1,72m, 85 kg, sou carteiro e caminho 16 km por dia, de segunda a sexta. Meu café da manhã é shake de proteína com 500ml de leite de soja, mais umas 10 colheres de aveia. Almoço feijão, arroz, carne e salada; na janta (quando vou treinar) shake e sanduíche e mais um shake antes de dormir. Quando não treino faço um café. Quero saber que tipo de suplemento e o horário para tomar, porque como caminho muito não consigo acertar os suplementos para recuperação e crescimento.” – Luciano L.

 

Resposta: Dra. Érica Zago
Dra. Erica ZagoÉ um prazer enorme lhe dar esta orientação, porque sempre penso em sua profissão e no desgaste físico que ela provoca.

É impossível sugerir quantidades e todos os nutrientes necessários, coisa que só uma longa consulta com um nutricionista pode resolver. Sugiro que preste atenção aos períodos em jejum.

Não sei qual é a disponibilidade de se alimentar ao longo do dia, de levar barras de proteínas, ou carbo em gel para facilitar. Seria melhor ainda introduzir um shake de carbo e proteínas (massas) no meio da manhã e no meio da tarde.

Acho que estes são os momentos que você pode, por enquanto, melhorar.