“Treino já há dois anos e meio e sou diabético do tipo 1. Tenho 1,74 m, 74 kg. Há no mercado algum tipo de suplementação que não seja contraindicada no meu caso? Alimento-me bem, de três em três horas. Podem informar se há algum programa de treinamento específico para diabéticos e/ou pessoas que não usam suplementação?” – Diogo

 

Resposta (Dra. Érica Zago)
Dra. Erica ZagoAtualmente nós, nutricionistas, enxergamos o diabetes como uma necessidade real de colocar em prática a tão desejada dieta balanceada. Como qualquer outra pessoa que busca melhorar o desempenho, você tem que se alimentar e treinar corretamente, para atingir seus objetivos.

Se sua dieta já está balanceada e ajudando a fazer o controle glicêmico, o uso da suplementação só seria indicado para facilitar suas escolhas, principalmente pré e pós-treino.

Como normalmente o controle do carboidrato no diabetes é mais intenso, os suplementos energéticos (à base de maltodextrina, dextrose etc.) não são necessários ou indicados. Os suplementos proteicos sem carboidratos, como whey protein, podem ser indicados no pós-treino ou em qualquer outro momento em que sua dieta habitual não seja capaz de suprir suas necessidades deste nutriente. Os aminoácidos, especialmente os de cadeia ramificada (BCAA), também podem ser utilizados. Converse com o médico e o nutricionista que orientam você.