“Caro Mestre Eugênio Koprowski, Em relação aos benefícios da musculação, temos que os exercícios com pesos livres recrutam mais as musculaturas estabilizadoras que os feitos em máquinas, ok? Nessa onda \”funcional\”, gostaria de questionar se mesmo com o uso  exclusivo de máquinas, os benefícios da musculação são ainda super abrangentes? Mesmo em máquinas como a remada sentada, a flexão de cotovelo na polia alta, ou mesmo no Leg Press, faz-se a contração das musculaturas \”core\”, correto? Muito grato.” – Dirceu

 

Resposta: Prof. Eugênio Koprowski
Prof. Eugenio KoprowskiOlá Dirceu,

Não existem evidências de que pesos livres sejam superiores a aparelhos em termos de resultados.O fato de que com pesos livres é necessário estabilizar o corpo(equilibrar o peso) e teoricamente este fato produziria melhor coordenação, pode até ser verdadeiro, mas não há evidências que documentem a sua importância.Os aparelhos são mais seguros e menos propensos a produzir lesões, além disso, com os aparelhos os músculos produzem mais força útil para o movimento por não existir a necessidade de equilibrar o peso.

A preferência dos atletas por pesos livres, talvez seja pelo fato de que estes produzam maior sensação de trabalho muscular em relação aos aparelhos com cabos e polias, mas isto não significa necessariamente melhores resultados, embora esta sensação contribua com o prazer de se exercitar.

Comparando pesos livres e aparelhos, nos parece ser similares em eficiência, desde que haja a contração excêntrica. Um ponto negativo em relação aos aparelhos, é que muitas vezes estes apresentam um péssimo projeto biomecânico o que implica em menor recrutamento muscular e desconforto articular, podendo provocar lesões.