“Charles Poliquin em seus livros indica muito os treinos de power snatch e power clean, inclusive ele diz ser uns dos melhores treinos pra trapézio, o senhor tem alguma ressalva a fazer ou pode ir fundo que a indicação é boa?” – Edson R.

 

Resposta: Prof. Eugênio Koprowski
Prof. Eugenio KoprowskiPoliquin é mais um grande conhecedor do treinamento de força, que sabe se promover e ganha bem com o trabalho dele, nada contra, merece… Mas o que ele diz não é nenhuma novidade. Os levantamentos de peso livres são fundamentais para a hipertrofia muscular, como são os mais eficientes para o desenvolvimento das qualidades funcionais do organismo (dai o nome “treinamento funcional”).

Treinar com pesos livres desenvolve várias capacidades de desempenho do organismo: força, velocidade, flexibilidade, explosão, resistência anaeróbia, potência e até mesmo, conforme a intensidade do treino, uma razoável resistência aeróbia. Isto não significa que exercícios em máquinas ou aparelhos guiados sejam ruins. Estes têm a sua aplicação principal para iniciantes, pessoas com limitações, idosos, fisioterapia em geral – bem como para atletas que desejam desenvolver músculos e força em algum grupo especial.

Nos atletas que eu treino, os levantamentos livres sempre estão no programa, mais em alguns períodos e menos em outros, mas sempre presentes.