“Treino faz oito anos, sempre para hipertrofia, talvez visando um futuro no fisiculturismo… mas sempre acompanhei também powerlifting. Leio muito a respeito, acompanho sempre e curto muito.

Sei lá, devido a problemas com simetria ‑ fundamental no culturismo, acabei desanimando. E, pra ser bem sincero, é o Levantamento Básico que eu curto mesmo. Sempre treinei pesado, variando treinamento, técnicas, execuções, cargas, combinação de grupos musculares etc.

Tenho 1,98 m e 134 kg, não estou em off, nem seco, até com boa qualidade e proporcional. A dieta é bem rigorosa, como de 3 em 3 horas e geralmente dobro a quantidade do meu peso de gramas de proteínas ‑ com a ajuda de Whey Protein, Real Gains e NO2. Treino de segunda a sexta e a combinação atual é: Peito/Costa, Perna/Ombro, Bíceps/ Tríceps.

Geralmente exploro sempre a carga máxima de cada exercício para atingir a falha muscular, coisa em torno de 6 a 10 reps. Há algum tempo fiz umas “prévias” na academia, para três repetições: Supino 200 kg, Agachamento 220 kg, Terra 250 kg. Como não treino específico, sei que as cargas não são lá grandes coisas, rs, mas por isso recorri a você, que dispensa qualquer comentário nesse “ramo”.

Se pudesse me ajudar dando dicas de treinos específicos pra eu poder entrar de cabeça no básico, sabe… e quanto a me federar… Na verdade, gostaria que você me orientasse desde o primeiro passo, para que eu possa vir a ser, quem sabe, mais um atleta a levantar a bandeira desse esporte tão lindo que é o Powerlifting.” – Thiago G.

 

Resposta: Prof. Eumenes de Souza Jr., o Mendinho
Prof. Eumenes de Souza Jr. (Mendinho)Pelo que vi, você tem uma boa estrutura morfológica, que faz pensarmos em que possa vir a ser um grande powerlifter!

Hoje em dia, o leque no Powerlifting em estudos sobre treinamento de força é bem amplo, ou seja, podemos estudar inúmeros princípios que nos levam ao trabalho de desenvolvimento da força. Suas marcas, para quem não treina especificamente força, são boas.

Porem, o mais indicado neste momento, é que você seja acompanhado por alguém que treine atletas especificamente nos exercícios básicos do Powerlifting, pois quanto a boa estrutura, força, disciplina na alimentação percebemos que você dá grande importância a estas variáveis que, diga‑se de passagem, é o caminho para ser um grande campeão.

Hoje temos a Federação Paulista de Powerlifting, que pode orientá‑lo sobre como se filiar e começar a competir em eventos oficiais pela entidade. Mais informação você encontra na fanpage: facebook.com/PowerliftingSP/