“Quero saber qual suplemento para ganhar massa muscular rápido e perder as gordurinhas localizadas, e também dicas de uma alimentação adequada. Trabalho das 8 da manhã até as 14 horas e não tenho como me alimentar direito, nesse horário como muitas besteiras. Agradeço a ajuda.” – Christiane

 

Resposta – Dra. Érica Zago:
Dra. Erica ZagoOlá, Christine,
Pelo menos você já tem consciência de que comer “besteiras” nunca vai te ajudar a atingir seus objetivos (ganho de massa e perda de gordura).

Independente de seus horários de trabalho, pense que o organismo necessita de nutrientes o dia todo, e é por isso que a primeira regra é o fracionamento das refeições, por exemplo: você trabalha por seis horas, terá que carregar duas refeições. O mesmo tempo que gasta para mastigar “besteiras”, gastará para comer certinho.

Claro que a composição destas e das demais refeições vai depender de suas necessidades nutricionais. Carboidratos complexos (cereais integrais, batata doce, macaxeira) e proteínas magras (frango, peixe, clara de ovo) devem estar presentes em todas as refeições. A quantidade de carboidrato pode variar de acordo com suas atividades pós-refeição. Por exemplo: se você trabalha sentada, não precisa comer muito carboidrato durante este período. Se treina à noite, as refeições pré e pós-treino têm que ser mais ricas em carboidratos.

Qualquer suplemento nutricional somente irá te ajudar se sua dieta estiver adequada. Você pode olhar para o suplemento como um aliado para te ajudar em sua dieta, ou seja: imagine que em alguma destas refeições você não tem tempo para comer ou ainda não teve tempo para prepará-la, uma dose de whey protein pode te salvar, ou mesmo no desjejum ou no pós-treino, mas sem dúvida não será esta dose de whey que vai ser responsável pelo seu ganho de massa muscular e sim o conjunto: treino correto, descanso e todas as refeições corretas. Um suplemento à base de cafeína pode te ajudar em virtude de seu efeito termogênico.

Boa sorte!!!
Um abraço.