“Professor Eugênio, sou fã da Revista, fico ansioso para ler as próximas edições. Pois bem, realizei vários exames clínicos tudo normal, inclusive cardiorrespiratórios. Tenho 1,70 m, 53 kg, 28 anos. A nutricionista indicou sete refeições diárias para ganho de massa, cardápio variado. As minhas perguntas são as seguintes: Quais os exercícios recomendados? Quantas repetições? Intervalos de descanso? Se devo usar algum suplemento, qual o indicado? Sou fã do Dr: Paulo Muzzy e gostaria muito de conhecê‑lo? Obrigado, vocês são uma bússola para a sociedade esportiva.” – João Pires

 

Resposta: Prof. Eugênio Koprowski
Prof. Eugenio KoprowskiGrato pelos elogios e parabéns pela iniciativa de treinar firme e forte. Encaminho o seu e‑mail ao Dr. Paulo Muzy, para conhecimento. Realmente, a boa alimentação e o repouso adequado são fatores da mais alta importância quando se busca aumentar a massa muscular.

Muitos quilos de músculo sólido podem ser agregados com alguns meses de treinamento bem dosado e direcionado. Inicialmente, não treine muito, sessões de 30 a 40 minutos, não mais do que três ou quatro por semana.

Prefira os exercícios livres e básicos, para os grandes grupos musculares, como agachamento para coxas, supino para o peito e levantamento terra e remada, para as costas.