“Prof. Eugênio, para ter um bom desenvolvimento de massa muscular (claro, sem esquecer a alimentação, o descanso etc.) é possível só fazendo agachamento, supino reto, remada, panturrilha e desenvolvimento? Ou é preciso acrescentar extensora, leg press, supino inclinado, pec dec, elevação lateral, puxador e outros. Os professores dizem que só aumenta a massa muscular se fizermos vários exercícios para o mesmo grupo muscular.” – Jesus L.

Resposta: Prof. Eugênio Koprowski
Prof. Eugenio KoprowskiVariar os exercícios e as formas de treinamento é interessante para dar motivação e também, para que a musculatura seja trabalhada em ângulos diferentes.

Mas para o objetivo de aumentar a massa muscular e a força básica, alguns exercícios são insubstituíveis. É o caso do Agachamento, Levantamento Terra, Remadas e Desenvolvimentos. Só estes exercícios podem provocar uma resposta bastante positiva, porque envolvem (quando o treino é intenso), vários grupos musculares menores.

Ocasionalmente, pode‑se acrescentar e trocar exercícios e nem sempre se deve treinar exaustivamente. Por exemplo: Recentemente eu treinei o Alex (Campeão Brasileiro Overall) e o César (Campeão Paulista). Era dia de “puxar”, quer dizer, dia de costas e bíceps. Iniciamos com quatro séries de remadas pesadas, depois 3 ou 4 séries de puxadas pesadas e encerramos com remada unilateral com apoio. Isto deu uns 25 minutos, incluindo aquecimento, e um total de 12 séries pesadas. Depois desse treino brutal, não havia necessidade de trabalhar trapézio, bíceps nem antebraços, pois eles estavam super congestionados e ambos os atletas, exaustos.

As pessoas costumam confundir TREINO DE VERDADE com “Malhar na Academia” e isto inclui professores e até mesmo alguns atletas, pouco familiarizados com treinamento real de resultados.

Bons treinos!