Quando chega o verão e a ligeira subida nos termômetros, o organismo humano passa a secretar diversas substâncias que acabam contribuindo para o aumento da disposição física e com isso, os indivíduos, passam a dar uma importância maior ao padrão físico estético do corpo.

Não é difícil de notar esse aspecto quando lembramos como ficam as academias no período entre setembro a fevereiro, não é verdade???

Parece que tudo o que foi perdido durante o inverno, deve ser recuperado rapidamente. Pelo menos isso é o que as pessoas querem que aconteça em seus corpos, uma perfeita mágica. Porém, o organismo humano não funciona exatamente do jeito que queremos em determinados aspectos e quando esses aspectos estão voltados para a performance física e fisiológica, é bem mais complexo e requer uma série de métodos e técnicas para o alcance de um resultado, seja ele um melhor condicionamento físico, ganho de massa muscular ou emagrecimento.

A prática de exercícios físicos é de extrema importância para o equilíbrio bioquímico/ endócrino, físico e mental e deve ser praticada de forma freqüente, como um hábito diário, no decorrer de todo o ano, percorrendo todas as estações climáticas e não somente nos períodos de verão e exposição dos corpos nas praias.

É importante mencionar que os exercícios físicos variam quanto ao tipo de metabolismo energético que estimulam no corpo, nesse caso existem os exercícios aeróbicos que utilizam o oxigênio para a formação de ATP ( molécula de energia ), assim como também existem os exercícios ditos como anaeróbicos que não utilizam oxigênio para a formação de energia (ATP).

Os exercícios do tipo aeróbicos são caracterizados por atividades de baixa a moderada intensidade com duração de tempo continua e constante. Alguns exemplos de atividades aeróbicas são a corrida, ciclismo, caminhada acelerada e continua, dentre outras.

Já os exercícios com características anaeróbicas são aqueles em que ocorre uma alta intensidade de contração muscular para sua execução, tempo curto de duração e divisão em séries, ou seja uma atividade intervalada. Dentre os exercícios anaeróbicos existentes, destaco a musculação e esportes como o boxe, basquetebol, dentre outros.

Nesse artigo, destaco a musculação como atividade anaeróbica mais procurada, principalmente quando o objetivo almejado é o ganho estético corporal, pois através da prática da musculação é possível alterarmos o metabolismo a ponto de obtermos com o emprego de diferentes técnicas, ganhos de massa muscular, definição, volume, emagrecimento, etc.

Sendo assim, indico os exercícios de musculação como um excelente método de manutenção de saúde, quando feito da forma correta e acompanhado por um profissional habilitado, pois o mesmo promove diversos benefícios, tais como: melhora da capacidade neuromuscular, melhora da força muscular, melhora do sistema imunológico, melhora da saúde cardiovascular, equilíbrio bioquímico e hormonal, melhora do humor, combate a depressão, melhora da massa muscular, principalmente em pacientes idosos que desenvolvem perdas gradativas de massa muscular com o avanço da idade (sarcopenia), emagrecimento, dentre outros.

Porém, é muito importante deixar claro que não são todas as pessoas que podem encarar a prática de atividades físicas simplesmente indo numa academia se matricular e mergulhar de cabeça nos pesos. É recomendado que o indivíduo sedentário que há muito tempo não se exercita ou que nunca frequentou uma academia, procure um profissional da área medica para realizar exames específicos afim de verificar como anda sua saúde, sendo esses exames simples como exames clínicos, exames sanguíneos, exames cardíacos como eletrocardiograma de repouso, teste ergométrico e ecocardiograma.

Com resultados positivos de plena saúde geral, o individuo poderá iniciar a prática de atividades físicas com plena segurança, tendo uma melhor qualidade de vida, manutenção da saúde e equilibro físico/mental.