Por Felipe Santa Rita*

Você sabia que a pisada errada pode influenciar na sua postura e na sua saúde?

O corpo humano é uma engrenagem perfeita, porém, com o tempo e as atribulações do dia a dia, as pessoas tendem a adotar posturas inadequadas. Conhecer o tipo da sua pisada pode ser o primeiro passo para evitar lesões e render melhor nos exercícios físicos. Já parou para pensar que o jeito como você pisa influencia diretamente na sua postura e no seu rendimento em tarefas cotidianas ou ainda em práticas esportivas?

Se algo acontecer nos pés, como traumas, fraturas, cirurgias, doenças genéticas ou posturais, poderá ocorrer no corpo uma série de compensações e desvios que geram dores, enrijecimentos, contraturas musculares, limitações dos movimentos e o aparecimento de patologias ortopédicas.

O principal objetivo da Fisioterapia Podoposturologia é promover um alinhamento da postura do paciente ou atleta, trazendo conforto no dia a dia, no trabalho e nas atividades físicas, por meio dos exames e da reprogramação da musculatura pelas palmilhas posturais.

Essa técnica começou a ser estudada no fim dos anos 70 quando Bordioul descreveu que a postura corporal pode ser influenciada por estímulos de certos músculos do pé; e segundo pesquisa realizada por Przysiezny, de Mattos e colaboradores, as palmilhas posturais proprioceptivas favorecem uma melhor distribuição do apoio do peso corporal entre os pés e um melhor equilíbrio corporal devido a uma melhor organização do tônus muscular e postural.

Para exemplificar melhor, cito o caso de pacientes que possuem excesso de tensão muscular no músculo quadrado lombar, que tem grande influência da elevação do quadril, quando estimulamos os músculos da região do arco longitudinal medial do pé, ocorre por estímulo em cadeia muscular um relaxamento do quadrado lombar, isso demonstra como podemos agir através do pé na postura corporal.

*Felipe Santa Rita é Fisioterapeuta, pós graduado em Fisioterapia Esportiva e com formação em Podoposturologia, avaliação isocinética, análise cinemática do movimento, eletromiografia de superfície;mais de 14 anos de experiência em Fisioterapia em Traumato Ortopedia e Terapia Manual.