Este é o segundo e último de uma série de artigos sobre treinamento de força para pessoas que lidam com obesidade. Ao “lidar com”, não quero dizer tratar ou tentar não ser obeso. Não há absolutamente nenhum julgamento aqui sobre as escolhas de uma pessoa obesa. Muito pelo contrário. O que eu vou oferecer é informação para pessoas obesas e treinadores, sobre como se exercitar considerando algumas dificuldades inerentes à obesidade.

 

Introdução

Na Parte 1, discuti definições, conceitos e aspectos de movimento do treinamento de uma pessoa obesa. Espero que você concorde comigo que não apenas o treinamento é possível, mas que existem muitas atividades que uma pessoa obesa pode fazer. Na Parte 2, abordarei outros aspectos do treinamento com uma pessoa obesa. Um aspecto são as mudanças menos visíveis promovidas pelo exercício. Esses efeitos ainda são pouco compreendidos, mas são promissores e estimulantes. Vamos acabar com as coisas desagradáveis ​​para podermos passar para a parte divertida.




Prepare-se contra o preconceito

Vamos olhar para o elefante na sala: Sim, existe um estigma associado ao excesso de peso ou obesidade. Esses indivíduos são retratados na mídia como menos atraentes, menos inteligentes e menos instruídos. O egoísmo, a preguiça e a falta de valor também são partes da imagem pública de uma pessoa com excesso de peso (Brownell 1991, Puhl and Bronwell 2001, and Greenberg et al. 2003). É assim que você ou seu cliente podem ser vistos, dependendo da academia escolhida.

Infelizmente, o preconceito está presente no sistema de saúde também. Médicos e enfermeiras compartilham esses mesmos valores e adotam uma atitude de julgamento e humilhação em relação a indivíduos com sobrepeso ou obesidade. Como está bem documentado, a obesidade está associada a um maior uso e custos do sistema de saúde. No entanto, as razões para isso não são óbvias: a obesidade está associada à presença ou agravamento de certas condições de saúde.

Os custos mais elevados, no entanto, podem ser o resultado do ciclo do preconceito: o paciente obeso evita visitas médicas para se proteger de humilhações e maus-tratos. Como consequência, as condições são detectadas mais tarde do que deveriam, aumentando assim a complexidade e o custo do tratamento (Schwartz et al. 2003).

As razões para este estigma são muitas e complexas. É simplista dizer que aqueles que julgam você estão olhando apenas para suas “escolhas de vida ruins”. Isso é chamado de racionalização. É quando alguém tem uma resposta condicionada automática e depois procura uma explicação.

O fato é que uma reação negativa contra um corpo com excesso de peso envolve o bombardeamento do marketing da indústria da beleza, como o medo (medo do desconhecido, medo de não se encaixar naquele que enfrenta como um pária) e intolerância (ou seja, “você é diferente”). Aqueles que entendem os riscos potenciais à saúde pelo excesso de peso não são um problema. Eles sabem que conselhos não solicitados fora de contexto – ou pior, hostilidade de julgamento – nunca ajudaram ninguém.

Meu conselho para indivíduos obesos que decidiram se exercitar em uma academia é “preparar-se” com conhecimento. Entenda que a hostilidade que você pode enfrentar não é pessoal nem racional. Conheça seus objetivos e certifique-se de que eles sejam seus e somente seus. Não há nada que as pessoas nesses ambientes possam fazer a você, exceto seus melhores esforços para que você se sinta desconfortável. Eles estão se desviando de seus objetivos e você não está. Não interaja com eles e, se possível, identifique as pessoas que não são preconceituosas e estabeleça um “bairro social” no qual você os cumprimente e sorria todos os dias, pois eles fornecerão normalidade à sua experiência de treinamento.

Fora do ginásio, bem, isso é muito mais complicado. Honestamente, você deve construir sua rede com cuidado. Faça o melhor que puder para manter os membros amorosos da sua família, que tenham o melhor interesse em mente, conscientes de que sua opinião sobre o assunto de peso não é bem-vinda.

 

Aspectos Mentais do Exercício para a Pessoa Obesa: Vamos Falar de Felicidade

A principal razão pela qual sugiro que você se envolva em exercícios é a felicidade. Você pode perguntar: “Você quer dizer controlar depressão?” Não. Quero dizer felicidade simples e singela, embora eu vá discutir depressão e saúde mental em breve. Os psicólogos definem a felicidade como um estado de “bem-estar subjetivo” (Diener 2000). Como Diener (2000) elabora, medir a felicidade não é fácil ou não tem um consenso entre os estudiosos.

Também é confuso porque às vezes é associada ao estado de satisfação sentido quando todas as necessidades básicas são satisfeitas. Apesar das controvérsias, escalas quantitativas mostram resultados interessantes em relação a esse assunto. Em todas as fases da vida, o exercício correlaciona-se positivamente com a felicidade (Norris et al. 1992, Fox 1999, Stephens 1988, Huang e Humphreys 2012, Khazaee-pool et al. 2015).

Evidências também sugerem que o exercício precoce na vida tem uma transição para a felicidade na vida adulta, mesmo se o adulto estiver inativo (Rasmussen et al. 2014). A conclusão aqui é que, se não por outro motivo, praticar exercícios pode melhorar o seu “placar de felicidade”. Com o aviso legal de que qualquer exercício é melhor que nenhum exercício, e que eu espero que a conexão entre exercício e felicidade o encoraje, devo pedir que você considere seriamente o treinamento de força.

Na Parte 1, mencionei que o melhor exercício para pessoas com sobrepeso é o exercício de força ou resistência, por motivos de saúde física e segurança. Agora, quero mostrar a você a evidência de que o treinamento de força é uma ferramenta eficaz para melhorar o humor de alguém. Tem sido demonstrado que diminui os sintomas depressivos (Gordon et al. 2018), a ansiedade (Gordon et al. 2017) e até mesmo reverte a degeneração cognitiva resultante da doença mental (Firth et al., 2018).

Existem outros benefícios de exercício para pessoas com excesso de peso. A obesidade pode ser o resultado de um tratamento psiquiátrico. Durante décadas, muitos, se não a maioria, das drogas psiquiátricas (tanto antipsicóticos quanto antidepressivos) foram associados a um ganho de peso significativo.

Por muito tempo, os médicos negligenciaram as queixas dos pacientes sobre esse efeito colateral indesejado. Recentemente, no entanto, ficou claro que essas drogas estavam potencialmente induzindo outros distúrbios letais associados ao ganho de peso (Allison et al., 1999, Ferguson 2001, American Diabetes Association 2004, Berenson 2007).

A conclusão aqui é que, se não por outro motivo, praticar exercícios pode melhorar o seu “placar de felicidade”.

De maneira alguma estou argumentando que você não deveria, se necessário, fazer uso de medicação psiquiátrica para controlar seus sintomas. Exercício ainda pode ajudar você a exigir menos intervenção farmacológica e gerenciar efeitos colaterais indesejados.

Se você é um Personal Trainer, é importante observar se o seu cliente não está hesitando em se envolver mais completamente em um programa de exercícios, devido a restrições percebidas. Estes podem variar de um medo real de cair ou se machucar a uma falta de vontade de estar em um ambiente hostil. Se você reduzir essas restrições e criar um ambiente mais seguro para seu cliente, poderá ajudá-lo a superar esses medos (SALLINEN et al., 2009).

 

Aspectos endócrinos e neurais do exercício para uma pessoa obesa

Nas últimas décadas, nossa visão dos benefícios do exercício mudou drasticamente. A partir de uma atividade acessória que poderia aumentar o gasto calórico e ajudar na perda de peso, agora vemos exercício ou atividade física como uma ação humana básica que mantém a homeostase e a saúde. Logo após o tecido adiposo ter atividade endócrina (“agir como uma glândula”), o tecido muscular mostrou-se um órgão secretor. Segundo Pedersen e Febbraio (2012), isso “fornece uma base conceitual para entender como os músculos se comunicam com outros órgãos, como tecido adiposo, fígado, pâncreas, ossos e cérebro ”.

Os músculos produzem substâncias (miocinas) que modulam a função muscular como “conversa cruzada” com outros órgãos. Eles estão envolvidos na função do pâncreas, na sensibilidade à insulina, na oxidação da gordura e na capacidade de usar gordura como combustível, inflamação, função cardiovascular e muito mais.

A secreção depende das contrações musculares durante a atividade física. O novo paradigma da saúde tende a considerar a saúde física e mental como integrada, especialmente após a descoberta da complexa e extensa conversação química entre órgãos, incluindo o cérebro. Por exemplo, o exercício pode alterar fisicamente o cérebro, criando um novo tecido cerebral, protegendo a massa cerebral existente e facilitando a neuroadaptação (Dishman et al. 2006).

Acredita-se que esses fenômenos sejam mediados por fatores neurotróficos e estejam envolvidos em uma variedade de funções e condições, tais como cognição, problemas mentais e cerebrais e distúrbios, câncer, acidente vascular cerebral isquêmico e lesões na cabeça e coluna vertebral. O exercício regular parece estar envolvido na atividade simpática periférica que, por sua vez, controla tudo, da função cardíaca à imunidade.

No entanto, as vias neuroquímicas exatas envolvidas no cérebro, na medula espinhal e nos cruzamentos musculares ainda são desconhecidas. O alto perfil inflamatório associado à obesidade já é conhecido há algum tempo. Recentemente, foi demonstrado que o exercício pode reduzir a inflamação e melhorar a imunidade, um efeito que parece ser independente da perda de gordura ou peso (You et al. 2013, Woods et al. 2009, Beavers et al. 2010).

Considerações finais: Como tornar o exercício um hábito divertido

Fazer algo desagradável é difícil transformar em um hábito. É, no entanto, possível, e se você olhar para a sua vida, verá que muitas das coisas que você precisa transformar em hábito não são divertidas. Você faz essas coisas porque não fazê-las pode ter consequências negativas. Você também pode fazê-las por causa de recompensas atrasadas.

As crianças, cujo comportamento é menos guiado por considerações racionais sobre recompensas futuras ou consequências negativas, tendem a resistir firmemente à insistência de seus pais em escovar os dentes, tomar banho e outros hábitos. Mas, quando se considera a atividade física e a inatividade, parece que os hábitos incorporados ao estilo de vida dos seres humanos por milhares de anos, foram abruptamente afetados pela tecnologia e pelo novo planejamento urbano.

Considere, por exemplo, os atos de obter e preparar alimentos, limpar o meio ambiente ou ir a qualquer lugar fora dele. Todos esses atos envolvem locomoção ou caminhada. Várias populações humanas tradicionais ainda são nômades até hoje. Embora existam diferenças genéticas na propensão a se envolver em atividades físicas mais ou menos vigorosas no tempo de lazer (Stubbe e Geus 2009), os seres humanos têm sido ativos durante a maior parte de sua história.

A inatividade é algo recente e, como tal, não é de surpreender que ela afete negativamente os mecanismos fisiológicos que evoluíram para funcionar de certa forma por milhares de anos. Em nenhum lugar essas mudanças urbanas contemporâneas foram mais graves do que nos Estados Unidos, onde, em muitas cidades, os lugares mais relevantes não estão a uma distância a pé das residências. Para piorar as coisas, muitas cidades têm transporte público precário.

Considere este artigo sobre um bairro em Roma, Itália (e muitas cidades semelhantes na Europa, Ásia e América Latina têm essa organização espacial): “This Is the Best Neighborhood in Rome to Get Lost”, de Elisabeth Sherman (em inglês).

Se você olhar para as outras fotos no artigo, notará que essas casas estão no andar de cima de pequenas empresas onde as pessoas andam para comprar seus pães, mantimentos e outros itens. Embora esta seja Roma contemporânea, como é verdade em muitas cidades europeias antigas, ela mantém a mesma organização urbana que teve por séculos. Caminhar até os lugares é um hábito e, uma vez incorporado à vida diária, é facilmente mantido.

A conclusão aqui é que tudo que você precisa para se tornar ativo é dar o primeiro passo – em qualquer direção com qualquer exercício – e torná-lo um hábito. A partir daí, é muito mais fácil explorar outras alternativas e tipos de exercício. Ser ativo se torna um hábito. Lembra da conversar cruzada que eu mencionei antes?

Seu corpo e seu cérebro conversaram para manter esse hábito recém-adquirido. Tudo em seu corpo e mente se combinará para mantê-lo assim, incluindo sentimentos de prazer. Parece divertido, não é?


Artigo original, fonte: https://www.elitefts.com/education/the-obese-body-and-exercise-physical-cross-talk/ No artigo original se encontram os devidos gráficos e referências bibliográficas

Guia Prático de Musculação

Pesquisadora, Conferencista, Professora e Consultora Técnica brasileira na área de Treinamento e Esportes de Força. Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo, mestrado em Ecologia Química, Doutorado em Sociologia da Ciência e Pós-doutorado pela Virginia Polytechnic Institute and State University. Atleta de alto rendimento em Levantamento Básico, campeã mundial, Presidente da Aliança Nacional da Força e representante nacional do World Powerlifting Congress. www.mariliacoutinho.com