A busca por produtos naturais emagrecedores vem crescendo a cada dia, principalmente pelo rigoroso controle na comercialização de compostos sintéticos. Dessa forma, aumenta-se o consumo de produtos contendo Citrus aurantium (sinefrina), vegetal conhecido como laranja-amarga, e Green Coffee (café verde), ambos utilizados naturalmente na perda de gordura corporal sem os efeitos anfetamínicos dos compostos sintéticos.

 

CHÁ VERDE

Os benefícios do Green Coffee foram descobertos há pouco tempo e ainda vêm sendo estudados. Denomina-se café verde pelo fato de a bebida ser do grão de café ainda não torrado, o qual se destaca do café comum, pela riqueza em substâncias desintoxicantes como kahweol e o cafestol, que são substâncias que protegem o fígado contra o acúmulo de açúcar que se transforma em gordura, prevenindo a esteatose hepática (fígado gorduroso). Também é rico em substâncias antioxidantes como os polifenóis livres (até três vezes mais que o café tradicional), que diminuem os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele.

A torrefação faz com que os grãos de café tradicional fiquem apenas com cafeína em sua composição. Na ausência desse processo, o café verde, além da cafeína, também tem em sua composição o ácido clorogênico, importante na redução de gordura corporal, porque promove a oxidação das gorduras corporais, facilitando o emagrecimento. Esse ácido regula os níveis de açúcar sanguíneo e contribui, assim, com a decomposição dos triglicerídeos.

Contém ainda potássio, zinco, ferro, magnésio e diversos outros minerais (em pequenas quantidades).

 

Benefícios do chá verde

  • Auxilia no emagrecimento e queima de gordura corporal
  • Potente antioxidante
  • Reduz a fadiga e melhora o humor
  • Aumento da taxa metabólica
  • Diurético
  • Reduz a absorção intestinal de açúcares
  • Diminui os níveis de homocisteína total (aminoácido que aumenta o risco de doença cardiovascular quando elevado)

 

Beneficios do Green Coffee Sinefrina - mulher

SINEFRINA

Há alguns anos a efedrina isolada de Ephedra foi utilizada como emagrecedor, mas por causar alguns efeitos colaterais maléficos à saúde como hipertensão, aumento dos batimentos cardíacos, problemas psiquiátricos, entre outros…, em 2004 foi proibida a venda pela FDA (Food and Drug Administration). Atualmente, vem sendo substituída pela Sinefrina (composto quimicamente similar)

A Sinefrina é obtida do Citrus aurantium (ARBO, 2008) e é conhecida como laranja-amarga. Não interfere no sistema cardiovascular e ativa o metabolismo através de receptores existentes no tecido adiposo.

Durante o treino, os benefícios da Sinefrina são maiores, o Citrus aurantium estimula a produção de adrenalina, contribuindo para aumentar a disposição, melhorando a performance e tornando o indivíduo mais ativo. Ainda há o aumento de massa magra, pois o Citrus aurantium promove a acessibilidade aos aminoácidos para a formação de proteínas, essencial na construção dos músculos.

Tem, também, efeito diurético, digestivo e desintoxicante hepático.

 

Benefícios da Sinefrina

  • Elevação dos níveis de energia / metabolismo / queima de gordura
  • Estimula a lipólise (degradação das gorduras, produzindo energia)
  • Aumenta o fluxo sanguíneo para os músculos, provocando maior vascularização e desempenho físico.

 

Por Larissa Cunha – Campeã Mundial de Bodybuilding e Expert Nutricionista


Referências:
Café Verde: http://www.cafeverde.net.br/beneficios-cafe-verde/ http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/9/9141/tde-31012011-135341/fr.php
http://serv-bib.fcfar.unesp.br/seer/index.php/alimentos/article/viewFile/158/166
Sinefrina: http://fio.edu.br/cic/anais/2010_ix_cic/pdf/06FAR/08FAR.pdf
ARBO, A. D. Avaliação Toxicológica de p-sinefrina e extrato de Citrus aurantium L (Rutaceae). Porto Alegre, 2008. 101p. Dissertação (Mestrado em Ciências Farmacêuticas) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas, Faculdade de Farmácia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2008.
SIMÕES, C. M. O. Farmacognosia da Planta ao Medicamento. 1ª edição. Editora da Universidade