Por Rafael Bracca*

Indiscutivelmente, o mercado nacional de suplementos alimentares tem evoluído mais nesses três últimos anos do que nos últimos 20 somados. O número de pesquisas e o próprio interesse das áreas médica e nutricional triplicaram, pois estão mais do que evidentes na literatura especializada os benefícios da suplementação e cronosuplementação para a saúde, qualidade de vida e longevidade das pessoas.

Negar esta realidade seria como tapar os olhos e ignorar os incontáveis resultados positivos, fartamente documentados pelos estudos científicos, que podem ser conseguidos com a correta suplementação. Basta aos envolvidos e responsáveis pelas prescrições nutricionais saberem identificar quais suplementos são ou serão necessários a determinado indivíduo para que assim se possa obter sucesso no programa objetivado.

Há tempos os termogênicos vêm sendo utilizados por atletas e praticantes de atividades físicas com o intuito de melhorar a performance. Mas será que estes produtos são utilizados da melhor maneira? 



Primeiramente, vamos definir o que são Termogênicos…

Termogênicos no País são em sua maioria compostos por cafeína, e para compreendermos o efeito da suplementação de cafeína no organismo em sua totalidade é necessário saber como ocorre seu efeito bioquímico no organismo. Vamos falar a real. A cafeína é rapidamente absorvida no trato gastrointestinal e se move através das membranas celulares com a mesma eficácia que é absorvida nos tecidos.

Esta metilxantina (cafeína) é absorvida pelo fígado através de uma ação enzimática que resulta em três metabólitos que são paraxantina, teofilina e teobromina. Sua ação na corrente sanguínea pode levar de 15 a 45 minutos, dependendo de cada organismo, e seus efeitos podem ser vistos de 2 a 6 horas após seu consumo via oral com decréscimo de 50 a 75% após o tempo de biodisponibilidade relatado.

A cafeína, por ter solubilidade através de ação lipídica, passa facilmente pela barreira sangue–cérebro, garantindo seus efeitos neuroestimulantes.

 

Como usar inteligentemente um suplemento termogênico

Verificamos que a cafeína é mais potente em seus efeitos esportivos quando disponibilizada no modo anidra, em comparação à cafeína convencional. A posologia da cafeína indicada na maioria dos estudos esportivos é de 3-6mg por quilo de peso corporal e tem se mostrado extremamente efetiva na queima de gordura e ganho de energia neuroestimulante quando ingerida nesta dosagem.

Importante lembrar que a dose específica depende do grau de resistência de cada pessoa. Existem pessoas mais resistentes “cafeinadas” e outras mais sensíveis. Estamos falando de seres HUMANOS, e somos tão diferentes quanto nossas digitais, portanto, não existe regra. Recomendamos seu uso na dose mínima, em seguida verificação de feedback individual e, na sequência, repetição de uso na dose diária ou não.

 

termogênicos mitos

Quebrando mitos dos Termogênicos

As pessoas tendem a usar o termogênico em horários de pré-treino. Nós não concordamos com essa premissa, quando o objetivo é queima de gordura corporal, pois o treinamento já é um momento de natural termogênese e o uso do recurso irá causar um efeito tampão no momento de natural efeito lipolítico. Nesse caso específico recomendo o seu uso longe do período de treino e longe do horário de dormir (6 horas antes). Por exemplo, se o indivíduo treina cedo, é melhor tomar o termogênico à tarde. Se ele treina à tarde, é aconselhável tomar cedo, para que assim mantenha seu metabolismo acelerado durante todo o dia.

Quando o objetivo está direcionado ao ganho de energia e melhora de performance esportiva através de neuroestimulantes, o recomendado é seu uso pré-treino.

 

Como tomar Termogênicos: Dúvidas e Respostas

Por Dr. Turibio Neto e Dra. Gerseli Angeli*

Os Suplementos Termogênicos são realmente eficazes para o que você deseja? Já se perguntou se você pode ou não consumir termogênico? Será que eles emagrecem e afetam o volume muscular, ou então o que finalmente fazem com o organismo? Veja a seguir as dúvidas que mais recebemos sobre o consumo de Suplementos Termogênicos.



1 – Como os Suplementos Termogênicos agem no Organismo?

Os suplementos que são denominados termogênicos têm o efeito de aumentar o metabolismo e como consequência aumentar a produção de energia. O efeito termogênico tem origem no sistema nervoso central, aumentando o grau de alerta e causando uma ativação da mobilização motora com repercussão no metabolismo das células musculares e no metabolismo das gorduras.

São substâncias que têm o poder de elevar a temperatura corpórea, com isso fazem uma aceleração na atividade metabólica de todo o corpo. Então ao trabalhar mais rapidamente, o organismo passa a consumir maiores níveis calóricos, sendo esses na maioria das vezes provenientes da oxidação dos ácidos graxos, que passam a se transformar em energia para o funcionamento do corpo.

Porém, as substancias termogênicas não estão contidas somente nas formulas comerciais e sim podem fazer parte da composição de diversos alimentos encontrados facilmente na natureza, como por exemplo o café, chá verde, gengibre, pimenta, chá mate, canela, etc.

 

como tomar termogenicos - sao seguros ou prejudiciais

2 – Termogênicos são seguros ou prejudiciais à saúde?

Os termogênicos que são classificados como suplementos nutricionais são produtos à base de cafeína e são liberados pela ANVISA. Como qualquer outro produto, existe uma recomendação de dose de segurança que deve ser respeitada para não representar nenhum prejuízo à saúde.

Como a cafeína é um estimulante do sistema nervoso, ela promoverá um aumento do metabolismo com consequente aumento do trabalho do coração para fornecer mais sangue e oxigênio para os músculos.

Este aumento do trabalho cardíaco pode ser uma contraindicação para portadores de problemas cardiovasculares, portanto pacientes com qualquer tipo de diagnóstico de doença cardíaca não devem utilizar os termogênicos sem liberação do cardiologista.

Caso não se sinta bem com o uso de suplementos ergogênicos, sempre existe a possibilidade de utilizar alimentos e bebidas termogênicas naturais, por exemplo: Água gelada, alimentos ricos em Ômega 3, cafeína, chá de hibisco, óleo de coco, canela, chá verde, pimenta vermelha “dedo de moça”, gengibre, vinagre de maçã.

Atenção: A ANVISA, apesar de liberar os termogênicos, acrescentou em sua lista algumas substancias termogênicas como proibidas como é o caso da efedrina, a anfetamina, a dimetylamilamina (conhecida como DMMA).

 

como tomar termogenicos - emagrece

3 – Termogênico é para emagrecer?

Bem, é interessante deixarmos claro que o consumo de termogênicos associado à prática de exercícios físicos regulares traz alguns benefícios sim, como a redução da gordura corporal, porém um resultado mais bem sucedido deve ser a associação de termogênicos com atividades físicas e mais a dieta alimentar que deverá ser específica para o objetivo almejado, uma vez que o termogênico obriga o organismo a trabalhar mais rapidamente, com isso podemos associar a queima de gordura utilizando dieta e exercícios físicos concomitantemente.

O termogênico como coadjuvante de programas de perda de peso, age de duas formas. Por um lado, seu efeito estimulante aumenta o metabolismo proporcionando consequentemente maior gasto calórico. Por outro, sua contribuição para o emagrecimento compreende também seu benefício de aumentar a queima de gorduras durante os exercícios.

No entanto, por ser a base de cafeína, o termogênico também contribui para melhorar a performance nas atividades físicas, melhorando o foco e retardando a fadiga.

Em um artigo publicado no European Journal of Sport Science, pesquisadores mostram que a ingestão aguda de cafeína é capaz de melhorar a performance durante os exercícios de força, diminuindo a percepção de esforço e fadiga muscular.

Outro estudo realizado com judocas adolescentes e publicado na Pediatric Exercise Science também mostrou resultados interessantes a respeito da suplementação de cafeína sobre a performance.

 

Como Usar Inteligentemente um Suplemento Termogênico-café

4 – Termogênico tem efeitos colaterais?

O princípio ativo dos termogênicos liberados pela ANVISA é a cafeína. Existem pessoas com maior sensibilidade à cafeína. Na realidade, o efeito colateral que se deve considerar é a dificuldade de conciliar o sono se o produto for utilizado próximo à hora de dormir. Por essa razão pessoas mais sensíveis à cafeína devem evitar consumir o produto pelo menos três horas antes do horário de sono.

Em doses não recomendadas, os efeitos colaterais apresentados no consumo dos termogênicos são sintomas desagradáveis como aumento dos batimentos cardíacos, falta de ar, elevação da pressão arterial, suor excessivo, variações no humor, insônia, tremedeiras, dificuldade de concentração, ansiedades, secura na boca etc. Em alguns casos aumentam a possibilidade de arritmias cardíacas, risco de AVC e infarto. Esses efeitos variam muito quanto a intensidade de acordo com cada paciente, pois cada indivíduo possui um tipo de sensibilidade específica a determinada substância.

É de extrema importância deixar bem claro que não são todas as pessoas que poderão fazer uso de substancias termogênicas, sendo contra indicados em alguns casos. Como são substancias vendidas sem prescrição médica, se você perceber qualquer sintoma anormal, suspenda o uso e procure um especialista para avaliar o seu caso.

 

como tomar termogênicos - iniciante

5 – Sou iniciante em musculação. Quando e como devo tomar Termogênicos?

Se você é uma pessoa sadia e nunca apresentou qualquer um dos quadros citados aqui, pode usar o termogênico uma hora antes do seu treino se o objetivo é ter um pouco mais de energia para treinar. Mas procure fazer uma adaptação gradual iniciando com uma dose menor e aumentar gradualmente.

Em relação à dosagem diária e forma de consumo, podemos dizer que varia muito de acordo com cada fabricante e também na variação da concentração do produto. Em média recomenda-se cerca de 2 doses diárias da substancia que soma em torno de 240/250 mg, mas sempre salientando que a recomendação do especialista que for te avaliar vai superar todas as outras.

O consumo dos termogênicos varia muito de acordo com o estilo de vida e hábitos diários do paciente. De um modo geral deverá ser realizado o consumo antes da atividade física, assim dessa forma teremos uma maior ação da substância durante a atividade esportiva, porém ainda podemos nos deparar com alguns estudos relatando que usuários poderiam se beneficiar ainda mais com uma ingestão pós exercício físico.

É importante lembrar que não só os praticantes de musculação podem se beneficiar do uso de cafeína! Uma pesquisa recente publicada na Applied Physiology, Nutrition e Metabolism demonstrou que a adição de cafeína na bebida de reposição hidroeletrolítica (isotônico) durante a fase final de exercícios prolongados como ciclismo e corridas de longa distância, promove melhora do desempenho físico.

Mais uma vez, deixamos a dica para que se procure um profissional capacitado antes do uso de qualquer substância termogênica, para que seja feita uma orientação adequada, afastando o paciente de qualquer efeito indesejado, bem como tornando mais rápido e próximo os objetivos almejados.

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Dr. TURIBIO LEITE DE BARROS NETO: Graduação em Biomedicina pela Escola Paulista de Medicina; Mestre e Doutor em Fisiologia do Exercício pela EPM UNIFESP; Professor Adjunto IV da UNIFESP e Orientador de programas de mestrado e doutorado; Fisiologista do São Paulo F.C. 1985-2010; Fisiologista da Seleção Brasileira de Futebol 1991-1994; Criador do CEMAFE – Centro de Medicina da Atividade FísIca e do Esporte da UNIFESP; Coordenador do Curso de Medicina Esportiva UNIFESP 1990 -2012; Ganhador do Prêmio Jabuti de literatura em Ciências da Saúde; Membro do Colégio Americano de Medicina Esportiva; Membro do Conselho Científico da Midway Labs USA.

Dra. GERSELI ANGELI: Graduação em Fisioterapia pela Universidade Metodista de Piracicaba; Mestre e Doutora em Fisiologia do Exercício pela EPM UNIFESP; Co-orientadora de programas de mestrado e doutorado UNIFESP-EPM; Fisiologista do Grêmio Barueri  2008-2009 ; 2010-2011; Diretora científica do CEMAFE – Centro de Medicina da Atividade FísIca e do Esporte da UNIFESP; Coordenadora do Curso de Medicina Esportiva UNIFESP 2001 -2012; Membro do Colégio Americano de Medicina Esportiva; Membro do Conselho Científico da Midway Labs USA


Referências:
Strength & Loyalty
Talanian, Spriet. Low and Moderate Doses of Caffeine Late in Exercise Improve Performance in Trained Cyclists, Applied Physiology, Nutrition, and Metabolism, 2016.
Duncan, Stanley, Parkhouse, Cook, Smith, Acute caffeine ingestion enhances strength performance and reduces perceived exertion and muscle pain perception during resistance exercise, European Journal of Sport Science, vol 13(4) 2013 .
Astley, Souza, Polito, Acute Caffeine Ingestion on Performance in Young Judo Athletes, Pediatric Exercise Science, 2017.