Dando continuidade à matéria “Como usar Inteligentemente os Suplementos Termogênicos”, vamos falar sobre os termogênicos Naturais, sua ações, indicações e contra indicações. No final desse artigo você ainda vai encontrar algumas receitas termogênicas

O emagrecimento saudável é um desafio, e através de dieta equilibrada, treinamento e suplementação, podemos alcançar nosso objetivos.

Os alimentos termogênicos podem atuar de varias formas, alguns agem diretamente no sistema nervoso central (SNC), estimulando o estado de alerta, concentração, retardando a fadiga para trabalhos do dia a dia e otimizando os treinos. Outros atuam nas células adiposas ( células de gordura), potencializando a Lipólise ( quebra da gordura).




As atividades corporais, consomem energia, incluindo o sistema digestivo durante a digestão de todos os alimentos. Quando  esses alimentos classificados como termogênicos são absorvidos, os músculos do trato gastrointestinal aceleram os movimentos peristálticos, há maior produção de suco gástrico ( acido clorídrico e enzimas digestivas , pepsina e renina), requerendo mais energia para serem absorvidos.

Atuam como auxiliares na dieta, desde que associados à atividade física.

Estudos referem que a utilização desses alimentos, pode promover perdas entre 5 a 10% do peso corporal, valores que contribuem com a melhora das doenças relacionadas com a obesidade. Alguns deles também aumentam a saciedade, estabilizam a glicose sanguínea reduzindo a vontade de comer doces.

Para se  ter a ação termogênica, a dose mínima e a frequência destes alimentos têm que ser corretas, tomando o cuidado necessário em suas doses diárias, pois muitos, podem em excesso, causar toxicidade. Vale ressaltar a importância que a prescrição seja feita por um Nutricionista ou Medico.

 

efeitos dos alimentos termogenicos

Efeitos Adversos dos alimentos termogênicos

Mesmo sendo classificados como naturais, o uso indiscriminado destes alimentos podem causar alguns sintomas como: aumento da pressão arterial e taquicardia. Esses efeitos são desencadeados pelo maior estimulo da liberação da Noradrenalina. Esta substancia faz vasoconstricção , consequentemente o aumento da pressão arterial. Para vencer a resistência das artérias, o coração precisará bater com mais força e mais frequência, causando taquicardia.

Com a diminuição do calibre dos vasos sanguíneos que irrigam a cabeça, pode ser desencadeado cefaleia.

Lembrando  que alguns destes, podem ser irritantes da mucosa gástrica. Quem é acometido por gastrite, ulcera péptica , refluxo ou hérnia de hiato, é melhor evitá-los.

Exemplos: O consumo excessivo do café, chá verde, cacau e guaraná em pó, podem desencadear dor de cabeça, insônia e problemas gastrointestinais. O Gengibre pode aumentar a pressão arterial e a pimenta  pode causar diarreia, náusea e problemas gastrointestinais

 

Conhecendo os Termogênicos Naturais suas ações e contra indicações

Vamos começar pelas contra indicações:  Hipertensos ou portadores de doenças cardiovasculares devem evitar os termogênicos, mesmo os naturais

Pessoas com  hipo  ou hipertiroidismo, precisam de orientação Medico Nutricional, pois os alimentos termogenicos podem descontrolar mais  os níveis de hormônios tireoideanos. Atençao, nestes casos, o uso da cafeína é delicado, pois em grande quantidade, pode diminuir a absorção do remédio e ainda compete na absorção de  minerais como Ferro e Zinco, importantes para saúde da glândula tireóide. Como opção, pode ser feito o uso da Carnitina, que não provoca danos à tireoide.  O uso também não é recomendado para crianças e gestantes

 

Alimentos termogênicos

– Capsiate

Os capsinóides são uma família de compostos análogos à capsaicina, mas com propriedades menos intensas.  Eleva a temperatura corporal, o consumo de oxigênio e a aceleração do metabolismo lipídico. Aumenta a queima de gordura por elevar a temperatura do corpo,  aumenta a saciedade e  diminui a vontade de comer doces.



– Pimenta vermelha

Rica em capsaicina, substância que favorece o aumento da quebra de gorduras no tecido adiposo,  aumenta em até 10% a atividade metabólica,  podendo ser adicionada em saladas e pratos quentes como tempero. Deve ser evitada no jantar, pois pode causar insônia

– Chás termogênicos

Mate, verde, preto, branco. Hibiscus, canela, gengibre –  Esses chás contem cafeína  na composição, que estimula a lipólise ao inibir uma enzima chamada fosfodiesterase. No processo de lipólise, são utilizadas as células de gordura estocadas em nosso corpo para gerar energia, ainda todos possuem ação diurética, melhorando a circulação e diminuindo retenção de líquidos.

– Gengibre

Raiz  usada na culinária e também na medicina devidos aos seus efeitos terapêuticos. Tem ação bactericida, desintoxicante, melhora o sistema digestivo, respiratório, circulatório e ainda acelera o metabolismo e favorecendo  o emagrecimento . O gengibre diminui a açao do hormonio Cortisol. Este hormônio quando em níveis altos, estimula o acumulo de gordura e retenção de líquidos além de deficiência no ganho de massa muscular.

óleo de cartamo

– Óleos termogênicos

Os óleos termogênicos são as  gorduras insaturadas, como os óleos de Cartamo, abacate e linhaça. O óleo de coco, é uma exceção, é uma  gordura saturada, mas com um grande diferencial que são os triglicérideos de cadeia média, que o tornam altamente benéfico.

Classificados como termogênicos porque transformam em energia as calorias das gorduras dos alimentos, acelerando o metabolismo. Possuem antioxidantes benéficos para a saúde, especialmente para os ossos, coração e fígado. Contribuem para redução da gordura corporal e equilíbrio dos níveis de e colesterol.  Como vão direto para o fígado, onde são convertidos em energia, não são armazenados como gordura.

– Chocolate Amargo

Poderoso antioxidante, contém flavonoides, especialmente a epicatequina, ambos combatem radicais livres presentes no organismo. Estes flavonoides diminuiem riscos de doenças cardiovasculares e de câncer, e podem baixar o colesterol ruim, LDL, e a pressão arterial,  melhoram a pele e protegem o cérebro. O Chocolate amargo contém cafeína, estimulante do sistema nervoso central, melhorando a concentração, energia e com termogênico.

Temos uma infinidade de alimentos termogênicos , estes descritos são os mais conhecidos , mas podemos ter uma alimentação termogênica inserindo diariamente nas nossas refeições: Aveia, Castanhas, abacate, guaraná em pó, vinagre de maça, água gelada, sementes de cominho, nozes, alimentos com Omega 3 como os peixes salmão e atum, carne bovina, entre outros

 

receitas termogênicas

Receitas Termogênicas

Vamos incrementar nossa alimentação e ainda reduzir a gordura corporal com essas dicas:

CAFÉ TERMOGÊNICO

  • 1 xícara de café
  • Adoçante a gosto
  • 1 col sobremesa  de óleo coco
  • 1 col chá cacau em pó OU  1 pedacinho de chocolate amargo
  • Canela para polvilhar

Misture todos os ingredientes, polvilhe a canela e tome ( opcional polvilhar pimenta)

 

SALADA TERMOGÊNICA

  • 2 Alfaces Americanas
  • 1 Colher de Gengibre ralado ou cortado bem fininho
  • 3 Tomates
  • Temperos (salsa, coentro, vinagre de maça, azeite extra virgem de oliva, pimenta, sal…)
  • ½ Brócolis
  • 1 Espinafre

Monte e tempere a salada ao seu gosto

 

CHÁ TERMOGÊNICO

  • 1 pedaço pequeno de gengibre
  • 1 pedaço de canela em rama (3 cm)
  • 4 cravos
  • Casca de meia laranja

Misturar em 250 ml de água e ferver durante 8 minutos. Tomar quente ou frio




SUCO TERMOGÊNICO

  • 200 ml de água de coco
  • 1 maçã com casca
  • 1 fatia de abacaxi média
  • 1 colher de sopa de folhas de hortelã
  • 25 g de gengibre

Bater tudo no liquidificador, tomar em seguida

 

MOLHO TERMOGÊNICO PARA MASSAS

  • 2 Colheres  de sopa Farinha de trigo
  • 1 Colher  de chá Azeite de oliva
  • 1 Colher   de café de  Sal
  • 1 Colher  de café Noz Moscada
  • 1 Colher (café) Gengibre Ralado
  • 2 Colheres (sopa) Queijo parmesão Light e ralado

Misture bem a farinha de trigo no leite desnatado. Mexa e dissolva bem para não empelotar, em uma panela, coloque o azeite de oliva e pré aqueça. Doure um pouquinho o gengibre.

Acrescente a mistura de leite e o restante dos ingredientes e mexa constantemente até que comece a engrossar o molho. Defina o ponto

Desligue o fogo e está pronto

 

RECEITA CARNES TERMOGÊNICAS

  • 500 g de peito de frango em cubos (ou bife de carne vermelha em tiras, pedaços de peixe, camarões, frutos do mar no geral, ovos de codorna)
  • Mix de legumes frescos e cortados da sua escolha (EX- ervilhas, espinafre, aspargos, cenouras, quiabo)
  • 1 cebola picada
  • 1 dente  grande de alho picado
  • 1 col de chá de gengibre picado
  • 2 col de chá de óleo de coco (ou azeite de oliva)
  • Sal e pimenta a gosto
  • Curry, páprica, açafrão, canela e/ou pimenta caiena a gosto (opcional)

Separe os cubos de frango (ou da escolha de proteína) e tempere com sal, pimenta, alho picado e o gengibre. Aqueça uma frigideira em fogo médio com o óleo.  Adicione a cebola cortada e deixe fritar rapidamente. Acrescente a proteína  até o ponto de seu gosto, por último adicione os legumes. Misture e adicione o restante dos temperos.  Está pronto!

 

Conclusão

Através desta matéria, podemos concluir que os termogênicos naturais podem ser usados como um incremento medico nutricional para estimulo da queima de gordura corporal via dieta.

Estes alimentos , aliados com atividade física , podem favorecer a definição muscular, emagrecimento. Ressaltando que, devem ser consumidos com cautela, uma vez que seu uso indevido pode trazer sérios agravos à saúde

Qualquer dúvida, podem entrar em conto ou deixar comentários aqui.
Será um prazer poder sanar suas dúvidas!


Referencias
Aguiar, A. V. et al. Principais termogênicos naturais e sua ação na prevenção e tratamento da obesidade. 2015
CARDOSO, J. et al. Uso de alimentos termogênicos no tratamento da obesidade. Monografia apresentada a Universidade Federal do Rio de Janeiro, Jun. 2010.
Arquivo Próprio