A artrose é um desgaste das cartilagens das articulações. Alguns trabalhos científicos documentaram maior prevalência de artrose de joelhos em atletas de futebol e de levantamento de peso. Por outro lado, existem estudos evidenciando maior espessura das cartilagens dos joelhos em atletas e esportistas, o que se supõe ser decorrente dos estímulos de compressão e descompressão que favorecem a nutrição e a vitalidade das cartilagens.

Artrose de Joelhos e Exercícios

Revisão de literatura publicada em 2011 na revista Medicine and Science in Sports and Exercises mostra que os exercícios em geral definitivamente não são lesivos às cartilagens dos joelhos. Não há relação entre exercícios e desgaste das cartilagens. Ao contrário, os exercícios parecem estimular a espessura e a boa qualidade das cartilagens dos joelhos.

Aspecto interessante é que os exercícios se correlacionaram positivamente com a ocorrência de osteófitos. Os osteófitos são deformações ósseas que se supunha ocorrer em função do desgaste das cartilagens na artrose. O presente trabalho mostra que os osteófitos também podem ser estimulados pelas sobrecargas dos exercícios e nesses casos não significam artrose. Os trabalhos anteriores que identificaram maior ocorrência de artrose de joelhos em atletas consideraram os osteófitos indicativos da doença, o que agora se sabe não ser correto.




Na referida revisão não há nenhuma referência a exercícios de musculação inadequados. Alguns exercícios como o agachamento completo, o “leg press” convencional em plano inclinado e a cadeira extensora são reconhecidos por imporem sobrecargas consideráveis e não por poderem induzir artrose de joelhos ou outras doenças e lesões.

Sobrecarga é aumento de função e não é indesejável. Ao contrário, as sobrecargas são responsáveis pelas adaptações favoráveis à função e à integridade das estruturas do organismo como respostas aos exercícios. A maior vitalidade das cartilagens dos joelhos dos esportistas citada na referida revisão é produzida pelas sobrecargas dos exercícios.

Artrose de Joelhos e Exercícios - LegPress

Outro aspecto é que sobrecargas maiores devem ser evitadas na presença de doenças e lesões. Quando as pessoas já apresentam artrose inicial, desgaste de meniscos ou fragilidade de ligamentos pode ocorrer dor ou desconforto nos exercícios de musculação anteriormente citados, que nessas situações devem ser realizados com adaptações ou substituídos. Por outro lado, o fortalecimento muscular estabiliza as articulações e deve ser o objetivo terapêutico principal dos exercícios em diversas situações de doenças e lesões.

O “leg press” desenvolvido no Instituto Biodelta é uma grande contribuição para a ciência do treinamento resistido porque nesse aparelho as sobrecargas maiores que caracterizam o “leg press” convencional em plano inclinado são muito reduzidas. O curso dos movimentos em segmento de arco alivia o esforço nos meniscos e nos ligamentos do joelho e o sistema de alavancas com pesos livres permite a redução acentuada da carga nas posições de maior vulnerabilidade das articulações.

Médico fisiatra e reumatologista, doutor em medicina pela USP, coordenador de pós-graduação na EEP-HC-FMUSP, consultor científico da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte e do Exercício e diretor do Instituto Biodelta. Autor do livro Musculação em Todas as Idades. www.treinamentoresistido.com.br