Em conversa com minha mãe, surgiu a ideia para este texto. Falávamos sobre sua rotina de exercícios na academia e ela desabafou, dizendo que está se sentindo desmotivada (novamente, pois já é a 5ª vez que ela se matricula em uma academia). Perguntei por que, e o seguinte diálogo se desenvolveu:

(Ela) … Não estou mais aguentando ficar naquela esteira; chego cansada do trabalho, aí chego lá, fico 40 minutos em cima da esteira e depois me sinto tão cansada que não tenho vontade de fazer mais nada, não quero nem olhar mais para a ficha de exercícios!

(Eu) Mas por que você fica tanto tempo na esteira? Aliás, por que você está fazendo a esteira antes?

(Ela) Porque quero queimar gordura! Eu gosto de alguns exercícios da ficha, mas saio da esteira muito indisposta. E sei que, se eu não fizer a esteira, não vou queimar essa gordura.

(Eu) Mas quem falou que você só vai emagrecer desta forma?

(Ela) Ah, Caê (meu apelido), as pessoas falam.

(Eu) As pessoas “quem”?

(Ela) As pessoas ué, todo mundo fala!

(Eu) Tá vendo! É por isso que comecei a escrever o blog. Foi exatamente este tipo de pensamento que me motivou a escrever as coisas que escrevo. Eu falo pra você TODO SANTO DIA sobre o que eu estudei e continuo estudando, mas você prefere acreditar “nas pessoas”, naquelas revistas “PERCA 10 KG EM UMA SEMANA”, naqueles programas de TV, do tipo “MAL‑ESTAR”, que mais confundem do que esclarecem. Conversando com você me sinto dialogando com alguns alunos que encontro, dia após dia e que, infelizmente, estão expostos a INFORMAÇÕES EQUIVOCADAS, ULTRAPASSADAS E INCORRETAS!

(Ela) Então eu posso ir direto para os exercícios?

(Eu) Claro que pode. E, SE QUISER, SE GOSTAR, SE TIVER TEMPO, SE AINDA ESTIVER DISPOSTA, faça a esteira/bicicleta depois. É interessante TAMBÉM, para queimar MAIS calorias. Porém, a sua PRIORIDADE DEVE SER A MUSCULAÇÃO!!!

Obs.: Ela não gosta da esteira.

O diálogo continuou por algum tempo. Expliquei da importância do aquecimento, que DEVE ser específico, e tentei motivá‑la a voltar e PARAR de acreditar nas bobagens que circulam por aí, que a DESMOTIVAM!!!

 

A partir da esq., Vanilza, Marilene e Aline (Academia Espartaco – SP)

Agora, conversemos NÓS!

O que emagrece mais? O que é melhor? O que é mais importante? Fazer esteira ANTES ou DEPOIS do treino??? Certamente você, professor, já ouviu essa pergunta. E como a gente DEVE responder?

Resposta: FAÇA ANTES O QUE É PRIORIDADE PARA O SEU OBJETIVO FINAL!

Mas é aí que galera confunde, e PRECISA DE ORIENTAÇÃO QUALIFICADA. Quando a pessoa quer emagrecer, por exemplo, e “ouviu dizer” que SÓ AERÓBIO emagrece, pronto… “Então faço a esteira antes né?”. NÃO, não faz a esteira antes. Essa pessoa deverá ser orientada a realizar seu treino de musculação ANTES, para que o realize ainda DISPOSTA. Essa pessoa precisará entender que é importante, PARA POTENCIALIZAR O EMAGRECIMENTO, aumentar sua massa muscular para, posteriormente, aumentar a queima calórica/queima de gordura em repouso. Feito o treino de musculação, FAÇA SE QUISER um exercício contínuo (esteira, bicicleta, transport/elíptico) após, para queimar gordura E CONTINUAR QUEIMANDO CALORIAS (pois já queimou CALORIAS enquanto fazia musculação).

Andar na esteira queima SIM calorias! Assim como jogar peteca, bolinha de gude ou pular amarelinha. Fazer musculação não queima gordura na hora, mas vai proporcionar queima de gordura depois, na restauração fisiológica do sistema muscular. TODAS ESTAS ATIVIDADES vão lhe ajudar a emagrecer, desde que você coma de forma adequada ao gasto que você teve realizando qualquer uma delas. Porém, SÓ UMA DELAS promove aumento de massa muscular IMPORTANTE para que seu metabolismo de repouso seja mais EFICIENTE (maior queima de calorias = emagrecimento mais eficiente). Adivinha qual?

QUALQUER EXERCÍCIO FÍSICO = UM FATOR EMAGRECEDOR (queima de calorias enquanto é realizado);

MUSCULAÇÃO = DOIS FATORES EMAGRECEDORES (queima de calorias enquanto é realizado; maior queima de calorias no repouso porque a massa muscular aumentou).

Salvo as pessoas que atendem ATLETAS (atletas profissionais ou que compitam de alguma forma), a maioria de nós atende pessoas que querem MELHORAR SUA SAÚDE e QUALIDADE DE VIDA. Sendo assim, TREINAR FORÇA/FAZER MUSCULAÇÃO deverá ser prioridade PARA TODOS!

Portanto, respondendo à pergunta‑título: Esteira antes? Depois? Nunca?

Importante: se considerarmos GOSTO PESSOAL, PREFERÊNCIA, PRAZER, SATISFAÇÃO, a resposta é: QUANDO VOCÊ QUISER!

 

Esteira antes do treino, Depois, Nunca - Instrutor

Academia Bliss (Vinhedos – SP)

Antes?

Somente de forma suave, como opção de aquecimento, e AINDA ASSIM, NÃO SERÁ A MELHOR ESTRATÉGIA DE AQUECIMENTO. Mesmo maratonistas, corredores, praticantes de esporte de resistência cardiorrespiratória COMPETIDORES (que pretendem CHEGAR EM PRIMEIRO LUGAR, REDUZIR TEMPO) NÃO PRECISAM, NEM COSTUMAM FAZER USO DA ESTEIRA.

Diferente de quem utiliza a esteira com o objetivo de EMAGRECIMENTO, maratonistas e corredores pretendem e precisam SOBRECARREGAR seu sistema cardiorrespiratório, e realizam seus treinos em pistas específicas ou locais de competição (ruas, montanhas, etc.). Na academia realizam FORTALECIMENTO MUSCULAR, para suportar sua atividade e sua rotina de treinamentos.

 

 

Depois?

Para TODAS AS PESSOAS QUE FREQUENTAM A ACADEMIA (todas que quiserem, que gostarem, pois PRECISAR MESMO NINGUÉM PRECISA DA ESTEIRA)! Se o (a) cliente joga futebol/vôlei/tênis de final de semana, anda de bicicleta no parque, QUER EMAGRECER, quer aumentar a massa muscular, quer maior definição muscular, quer participar de corridas de 5 km, 10 km SEM A PRETENSÃO DE BAIXAR SEU TEMPO, SEM A PRETENSÃO DE GANHAR; participar apenas por DIVERSÃO, PARA ESTAR EM GRUPO, deverá fazer MUSCULAÇÃO!

Para todos estes perfis, ESTEIRA DEPOIS (como complemento, se estiver disposto, se a pessoa gostar). A PRIORIDADE de todos estes é o FORTALECIMENTO MUSCULAR!




Nunca?

Quando OFERECER RISCO À SAÚDE do indivíduo (musculoesquelético/cardiovascular/metabólico), na presença de DOR ou DESCONFORTO ou simplesmente quando o indivíduo não quiser, por não gostar. Nós, como educadores, PODEMOS ORIENTAR que o indivíduo FAÇA SIM exercício contínuo (esteira/bicicleta/elíptico). Este tipo de exercício também traz benefícios à saúde e, se possível, pode ser realizado como complementar.

PARA A MANUTENÇÃO DA SAÚDE GERAL, PARA AS AVD’s (atividades da vida diária), MUSCULAÇÃO BASTA!

 

NUNCA DIGA NUNCA!

Mas, se a pessoa não quiser nem precisar, NUNCA A OBRIGUE NEM A CHANTAGEIE!

Professor: “Se não fizer não vai emagrecer; você é quem sabe…” tsc, tsc, tsc

Beijos e abraços,

 

 

Carlos Henrique Costa Sapucaia

Educador Físico, graduado pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). Especialista em Fisiologia do Exercício e Treinamento Resistido: Na Saúde, na Doença e no Envelhecimento pelo INSTITUTO BIODELTA – FMUSP. Idealizador do Blog Mexase; Cuide-se: Treinamento de Força para a Saúde, Qualidade de Vida, Doenças e Envelhecimento – www.csapucaia.blogspot.com