Esse post vai para meus colegas que trabalham como personal trainer, ok!? Como você justifica sua contratação? Como você convence alguém que valeria a pena pagar para ter você ao lado durante o treino? Pois bem, deixa eu ajudar…
Um estudo publicado por Scott e colaboradores (2000) resolveu investigar a influência da supervisão direta (acompanhamento profissional individual) em um grupo de indivíduos submetidos ao treinamento com pesos por 12 semanas. O outro grupo foi instruído inicialmente e depois continuou seus treinos sem supervisão direta, como acontece na sala de musculação. Todos eram considerados moderadamente treinados (nem novatos, nem experts…). Após o período de intervenção, os sujeitos que treinaram com PERSONAL TRAINER tiveram melhoras significativamente maiores de força (no leg-press e supino reto, os exercícios testados) do que o grupo que treinou sozinho (apesar dos dois grupos apresentarem melhoras após o treinamento).
Tanto a força máxima (1RM) como a taxa de aumento de cargas de treino ao longo do período foram substancialmente aumentados em razão da supervisão direta. Segundo os autores, a presença e o incentivo de um profissional especializado pode promover o uso e a tolerância à maiores intensidade de exercício, o que acaba gerando maiores ganhos ao longo do tempo. Desse modo, os ajustes seriam mais precisos e adequados para que a progressão conseguida fosse a maior possível.
Outro fator, não mensurado na pesquisa, mas relatado na discussão do presente artigo é o fator psicológico. O incentivo durante a execução, principalmente nas repetições finais de cada série (as mais intensas) poderiam ser incentivadas em razão da presença do personal trainer.
Desse modo, a presença do personal trainer não é mero luxo. Esse investimento pode garantir melhores resultados.
PS.: estou sendo otimista e acreditando que o personal trainer sabe bem o que fazer, ok!?
Formado em Educação Física (UFPR 2001), Mestre ( UFPR 2006) e Doutor em Ed. Física (2012), é professor do UniBrasil Centro Universitário, onde leciona as disciplinas de Fisiologia do Exercício e Biomecânica para os cursos de Ed. Física, Fisioterapia e Nutrição. É fundador e coordenador do CEPAFEE (Centro de Pesquisa em Atividade Física, Exercício e Esporte), tendo interesse em pesquisas que envolvam o treinamento resistido e os exercícios intervalados de alta intensidade. Facebook: www.facebook.com/exercicioresistido Website: http://ricardosouza.pro.br/ E-mail: professor@ricardosouza.pro.br Instagram: @dr.ricardo.souza