Primeiramente vamos conceitual o que é o metabolismo. É um conjunto de transformações, num organismo vivo, pelas quais passam as substâncias que o constituem: reações de síntese (anabolismo) e reações de desassimilação (catabolismo) que liberam energia. (Wikipédia)

O Corpo humano, realiza três tipos de reações metabólicas:

  • Metabolismo em repouso
  • Termogênese alimentar
  • Metabolismo de atividade física.

O metabolismo energético (taxa metabólica), nos mostra a quantidade em calorias que um corpo necessita para manter suas atividades diárias, funções vitais do organismo em repouso e em atividade física (McARDLE 2011). Essa taxa pode variar de acordo com o sexo, peso, altura, idade e intensidade da atividade física.

O metabolismo em repouso representa até 70% do nosso metabolismo total. Uma parte é determinada pela idade e pela genética, fatores que não podemos modificar, mas com recursos nutricionais, hormonais e mudanças no estilo de vida, principalmente com a atividade física, podemos acelerar a forma como o organismo queimará energia (calorias).

metabolismo em repouco homem e mulher

A massa muscular é o fator determinante do metabolismo em repouso. Por isso homens normalmente têm taxa metabólica maior que as mulheres: quanto mais massa muscular, mais o metabolismo total e de repouso vão acelerar.

Os exercícios aumentam a taxa metabólica devido ao estímulo da massa muscular, também elevam o percentual do metabolismo relacionado à atividade física. Para a finalidade de diminuição do percentual de gordura é importante associar exercícios aeróbicos, musculação e cuidados nutricionais.

Alguns fatores devem ser observados: Existem alimentos e suplementos nutricionais que possuem propriedades termogênicas.

Manter intervalos menores entre as refeições eleva o metabolismo alimentar. Já foi estudado que longos intervalos em jejum, diminuem a termogênese e podem acionar mecanismos hormonais de sobrevivência que estimulam o estoque de gorduras. Logo vem a pergunta: E o Jejum Intermitente, essa dieta que está tão na moda no mundo Fitness, como funciona??

Este jejum, é uma dieta desintoxicante e muito efetiva para pacientes com diabetes descompensada, esteatose hepática (gordura no fígado) entre outras inúmeras patologias. Pode ser eficaz como um estímulo nutricional inicial, mas ao longo do tempo haverá uma estabilização e o efeito Platô chegará. Então eu prefiro manter uma dieta elaborada individualmente com bases fisiológicas, seguindo a individualidade biológica dos pacientes.

metabolismo em repouzo dormir

Dormir bem também ajuda, pois poucas horas de sono ou sono irregular diminuem a produção do GH (hormônio do crescimento) que é importante para a manutenção da massa muscular e aumento da oxidação das gorduras. Também é importante sempre estar atento à parte hormonal. Deficiências de hormônios tireoidianos, testosterona e GH podem afetar direta ou indiretamente o metabolismo de repouso. Se houver suspeita clínica destas doenças, deve ser solicitado exames bioquímicos para avaliação.

Quando se trata de queimar gordura, sempre vem a prescrição dos exercícios aeróbicos como os mais indicados e eficazes. Realmente esta atividade provoca um gasto calórico elevado no momento da realização e é importantíssimo! Mas, o que nem todos sabem é que a musculação (exercício anaeróbico), é um fator determinante para a perda de peso, fundamental para a manutenção da estética após o emagrecimento, importante para manter a saúde ósteoarticular.

A medida em que o indivíduo ganha massa muscular (massa magra), sua taxa metabólica de repouso aumenta. As células musculares têm uma quantidade de mitocôndrias muito maior, exigindo grande demanda energética. Devido a isso, após o término do exercício, o corpo continua gastando energia por um período relativamente longo, podendo se estender até o dia seguinte.

Durante a musculação, o músculo passa por um processo de degradação e no momento seguinte, ele precisa se recompor. Para que isso aconteça, o organismo entra em estado de anabolismo, o que vai regenerar o músculo e torná-lo ainda mais forte e resistente, gastando muitas calorias (energia)

Exemplo de Suplementos Termogênicos que ajudarão no incremento metabólico. Todos têm seus horários de melhor aproveitamento de acordo com o dia a dia e treinos de cada um.

  • MCT (Triglicerídeos de cadeia media)
  • Cafeína:  exemplo FURIAN Adaptogen Science
  • L-Carnitine 1500 ou 3000
  • Compostos Pre Treino como FREEK Adaptogen Science

Para concluir, devemos manter o metabolismo sempre acelerado através dos bons hábitos alimentares e prática de exercícios físicos, lembrando que a musculação é a chave, através do aumento do estímulo de recuperação tecidual, para aumentar a taxa metabólica em repouso, com isso a queima de gordura será mais eficaz.

Lembrando que todo o resultado, vem do seu esforço, de um excelente treino e da alimentação, esta deve ser cuidadosamente calculada e elaborada por um profissional.

Para sanar qualquer dúvida entre em contato: [email protected]


Referências
ANTUNES, H.K.M. Análise de taxa metabólica basal e composição corporal de idosos do sexo masculino antes e seis meses após exercícios de resistência. Rev Bras Med Esporte _ Vol. 11, Nº 1 – Jan/Fev, 2005.
MCARDLE, WILLIAM D..Fisiologia do Exercício – Nutrição, Energia e Desempenho Humano – 7ª Ed. Guanabara Koogan 2011.
MEIRELLES, M.C.  Efeitos agudos da atividade contra-resistência sobre o gasto Energético e o metabolismo basal: revisitando o impacto das principais variáveis. Revista Brasileira de Medicina do Esporte. Vol. 10, Nº 2 – Mar/Abr, 2014.