“… mas, com o lado Sombrio da FORÇA, cuidado você deve ter.”

Olá leitores e leitoras,

Permitam-me, neste texto, “brincar” com dois assuntos que gosto bastante: exercícios físicos (resistidos) e cinema!

Quem conhece a saga Star Wars sabe que, a forma com que o título se apresenta é característica inconfundível de uma das personagens mais importantes da história dos filmes, o mestre Jedi, Yoda!!! A ideia deste texto é usar alguns conceitos do filme, trazendo uma reflexão sobre exercícios físicos, mais especificamente, os exercícios de força. Portanto, utilizarei o tema para falarmos sobre um assunto sério: a sua saúde, e como você escolhe cuidar dela.

A FORÇA (THE FORCE), como é tratada no filme, tem uma conotação muito mais espiritual, de energia do bem que conecta os Cavaleiros Jedi, de auxílio para enfrentar os pensamentos e sentimentos negativos; trata-se da crença no bem, no poder da concentração e da paciência. Insistentemente, o filme destaca a preocupação com o “Lado Sombrio da FORÇA”, ao qual o promissor Cavaleiro Jedi Anakin Skywalker se rendeu, tornando-se um dos vilões mais emblemáticos da história do cinema: Darth Vader.

Pois bem… Comecemos relacionando A FORÇA (a força do bem, a sua Aliada) com o exercício físico mais seguro e, ao mesmo tempo, mais eficiente, que podemos encontrar: A Musculação, o Treinamento de Força!

 

Sua Aliada, a FORÇA é

Ganho de força muscular

Como diz o título, A FORÇA é nossa Aliada! Está do nosso lado, para nos ajudar, nos auxiliar nas tarefas da vida diária, nas nossas práticas esportivas e em nossos momentos de lazer. Para andar, correr, nadar, pedalar, dançar, andar de skate, surfar, praticar todo tipo de esporte, é preciso força muscular e manutenção da massa muscular para que tenhamos sempre um bom aproveitamento em nossas tarefas; ela é, também, nossa aliada para evitar e tratar lesões, dores e desconfortos.

Mesmo quando a dor, a lesão, a doença já está instalada (por motivos diversos, muitas vezes, inevitáveis, no caso de doenças congênitas) a FORÇA MUSCULAR continuará sendo a sua melhor aliada.

Então, o que devemos fazer para, aumentar ou manter nossa FORÇA MUSCULAR, sem o risco de nos lesionarmos???

Devemos, obviamente, fazer MUSCULAÇÃO!

A Musculação convencional é a MELHOR FERRAMENTA para estimularmos o aumento da massa muscular e o ganho de força. Melhor porque, como já sabemos, é a que melhor combina segurança e eficiência! Sabemos também que, o aumento da massa muscular e o ganho de força refletem, positivamente, em diversos aspectos funcionais de nossa aptidão física, como:

  • aumento ou manutenção da flexibilidade (atividades realizadas com maior amplitude de movimento, maior conforto articular),
  • aumento da taxa metabólica de repouso (potencialização do emagrecimento e queima de gordura em repouso),
  • aumento da resistência muscular para executar atividades com maior tempo de duração (retardar a fadiga, demorar mais pra cansar),
  • aumento da força muscular (realizar tarefas da vida diária ou esportivas/recreativas com maior autonomia, independência),
  • estímulo seguro à SAÚDE cardiovascular (prolongar esforços com segurança devido à força muscular aumentada).

Sua Aliada, a FORÇA é musculação

E o que é a Musculação Convencional? (Não, não é “aquela coisa” feita somente em máquinas).

Podemos entender por Musculação convencional os exercícios resistidos realizados com máquinas e pesos livres! Na musculação os exercícios são SEGUROS, confirmados pela prática de atletas e treinadores experientes e comprovados pela ciência por NÃO PROVOCAREM LESÕES. Chamamos de musculação convencional aquela prática onde VOCÊ é tratado como INDIVÍDUO ÚNICO, com exercícios e execução dos movimentos adequados a VOCÊ.

Para chamarmos de MUSCULAÇÃO, o treino precisa ter o controle, também individualizado e personalizado, do VOLUME e da INTENSIDADE. As séries, repetições, intervalos, quantidade de exercícios e a CARGA (peso) são adequados a VOCÊ. Treinando desta forma, com a orientação de um profissional competente e atualizado, dificilmente você sofrerá uma lesão, pois a SEGURANÇA é colocada em primeiro plano, para que a EFICIÊNCIA se revele, gradativamente, em sua rotina de treino. Isto é Musculação Convencional. Isto é a FORÇA como sua aliada!!!

E o “lado Sombrio da FORÇA”???

 

Sua Aliada, a FORÇA é

“…o lado Sombrio não é mais poderoso; apenas mais rápido, mais fácil e mais sedutor…”
Mestre Yoda – cap. V

Segurança no treino de força

Bom pessoal…
É claro que existem outras formas de se treinar FORÇA, que, como lembra a frase do Mestre Yoda acima, “aparentemente” prometem resultados mais rápidos e mais fáceis. São formas, muitas vezes, mais “sedutoras” mas que, infelizmente, desprezam, negligenciam e deixam a SEGURANÇA de lado. Como já conversamos em outros momentos, a SEGURANÇA é o bem mais precioso que podemos ter em qualquer exercício. A SEGURANÇA é o DIFERENCIAL da Musculação Convencional. Por isso, ainda não consegui entender o porquê de eliminar este fator do treino.

Para não citar nomes, vou exemplificar algumas das práticas sombrias que rondam nosso meio de exercícios físicos para que vocês concluam quais atividades precisam evitar quando buscarem cuidar da saúde! No “lado sombrio da Força”, temos algumas práticas:

 

Prática sombria 1 – Treino em circuito!

Pode até ter sua eficiência, mas os resultados são inferiores aos da musculação convencional. Pode até ser seguro, mas não para todos (apresenta risco cardiovascular por não ter intervalos de descanso). Ao contrário do que promete, não emagrece mais (por estimular menos a hipertrofia, portanto compromete a queima de gordura em repouso) e não fortalece mais (devido ao menor estímulo tensional, proveniente da redução da carga utilizada em treino, decorrente do menor descanso, das pausas ativas).

 

Prática sombria 2 – Exercícios de força coreografados em sala de ginástica com música, em grupo!

A combinação Exercícios coreografados + realizados em grupo + com música são contrários à individualidade na execução. Ter o “tempo” de uma música para cada grupo muscular reflete em muitas repetições (alto volume) e pouca carga. Resultado comprometido (pouca EFICIÊNCIA) e falta de correção na execução dos movimentos (SEGURANÇA comprometida).

 

Sua Aliada, a FORÇA é militar

Prática sombria 3 – Exercícios Complexos, circuito militar, estímulo a diversas capacidades físicas, treino único em um quadro para TODOS!

Esta prática é similar à prática sombria 2, mas consegue ser muito mais sombria (alto índice de lesões dos praticantes). Por quê? Porque, além de ser uma prática realizada em grupo (fator individualidade já anulado logo de início) muitos dos exercícios que compõem o circuito possuem gestos extremamente complexos (como levantamentos básicos e olímpicos: arranco, arremesso, levantamento terra), de difícil execução, de grande sobrecarga para as articulações da coluna lombar, ombros e joelhos e que demandam um bom tempo de aprendizado. Se não bastasse o fato de as pessoas (muitas vezes iniciantes em exercícios, inexperientes em treino) realizarem tudo “em grupo”, pra deixar bem sombrio mesmo, tudo é feito com um TEMPO correndo (cronômetro), ou seja, “adeus individualidade, adeus execução correta, adeus proteção articular, adeus segurança, adeus, adeus, adeus…”.

NOTA: Levantamentos básicos (levantamento terra, desenvolvimento supino e agachamento) e levantamentos olímpicos (arranco e arremesso) são exercícios altamente FUNCIONAIS, que podem ser treinados. Desde que, um de cada vez, com volume e intensidade adequados à cada indivíduo; não num circuito maluco e sombrio!

 

Prática sombria 4 – Treinamento Funcional

Acho que, se alguém, um dia, conseguisse definir O QUE É treinamento funcional, facilitaria a nossa vida. Afinal, O que é Treinamento Funcional??? Venho estudando e pesquisando esta forma de se exercitar desde 2007/2008, e ainda não entendi porque uma estratégia tão fraca, e tão pobre de conceito e diretrizes, consegue perdurar por tanto tempo. Muitas práticas e aulas que levam este nome, oferecem riscos à saúde de quem o pratica. Quando não lesionam, não promovem resultados positivos. Às vezes, lesionam sem trazer resultado. Ou seja, quando tenta ser eficiente, não é nada seguro. Quando é seguro, não é eficiente. A única coisa que posso escrever sobre o tal “treinamento funcional” é: se puder, evite-o. Faz parte do “Lado Sombrio da FORÇA” . Evite esse caminho.

A maioria dos textos deste site reforça, destaca, relembra e reafirma os benefícios da musculação. Este texto é só mais uma forma de alertar: “cuidado com o lado sombrio da FORÇA!”

“Que a FORÇA esteja com vocês” leitores.
Um Grande abraço,